Francis Poulenc (1899-1963) – Gloria & Stabat Mater — Boston SO, Battle, Ozawa

O compositor francês Francis Poulenc (1899-1963) é injustamente uma presença pouco frequente pelos programas de concerto mundo afora, apesar de ser um compositor de primeiríssima linha, com obras de diversos estilos e formações. Este disco joga luz sobre uma faceta cintilante da música de Poulenc, suas obras sacras, com dois verdadeiros tesouros: o Gloria (1960), uma de suas peças mais festejadas, e o Stabat Mater (1950).

O mestre PQP Bach já declarou sua admiração por esse repertório neste belíssimo disco de Richard Hickox, Catherine Dubosc, Westminster Singers e a City of London Sinfonia. Já o discaço de hoje vem do outro lado do Atlântico, com um time de muito respeito: a soprano Kathleen Battle, o coro do Festival de Tanglewood e Seiji Ozawa à frente da Orquestra Sinfônica de Boston. Tem coisas que só a Deutsche Grammophon faz por você, não é mesmo?

Estreia de Seiji Ozawa com a Sinfônica de Boston, Tanglewood, 1964

Gloria, para soprano, coro e grande orquestra, é baseado no texto de mesmo nome do Ordinário da Missa segundo o rito romano. Foi uma encomenda da Fundação Koussevitsky em homenagem ao regente Sergei Koussevitsky — que foi diretor da Sinfônica de Boston por um quarto de século — e sua esposa Natalia. A orquestra, aliás, foi responsável pela estreia da obra, em 1961, sob regência de Charles Munch. Uma obra interessantíssima, de cores stravinskyanas.

Já o Stabat Mater coloca em cena a prece (ou sequentia, para ser mais exato) católica de mesmo nome que narra as dores de Maria durante a crucificação de Cristo. Também para soprano, coro e orquestra, é dividido em doze partes e joga muito com as estruturas e formações (o coro chega a soar a capella mais de uma vez), com texturas que se desdobram umas dentro das outras. Deve ser uma experiência e tanto escutá-la ao vivo…

Enfim, um disco muito bom, de sonoridade brilhante e muita beleza. Pessoal de Boston na ponta dos cascos, um coro inspirado e Ozawa — um gigante da batuta que nos deixou no último dia 6 de fevereiro, aos 88 anos — at his finest. Meu destaque pessoal fica por conta do arraso que é a interpretação de Kathleen Battle, com sua linda voz de timbre quente, como se fosse um anjo divino anunciando palavras sagradas de algum lugar fora do tempo.

Fra Angelico, “A Crucificação”, (ca. 1420-23)

BAIXE AQUI / DOWNLOAD HERE

Francis Poulenc (1899-1963)

Gloria

1 – Gloria in excelsis Deo
2 – Laudamus te
3 – Domine Deus, Rex coelestis
4 – Domine Fili, Domine Deus
5 – Domine Deus, Agnus Dei
6 – Qui sedes ad dexteram Patris

Stabat Mater

7 – Stabat Mater dolorosa
8 – Culus animam gementem
9 – O quam tristis
10 – Quae moerebat
11 – Quis est homo
12 – Vidit suum
13 – Eia, Mater
14 – Fac ut ardeat
15 – Sancta Mater
16 – Fac ut portem
17 – Inflammatus et accensus
18 – Quando corpus morietur

Kathleen Battle, soprano
Tanglewood Festival Chorus
Boston Symphony Orchestra
Seiji Ozawa, regência

Kathleen Battle: que voz!

PS: Você sabia que o simpático teatro do Festival de Tanglewood, em Lenox, Massachussets, se chama Seiji Ozawa Hall?

Nada como tomar um mate e comer Pastelinas ao cair da tarde em Massachusets ouvindo um Poulenc dos bons

Karlheinz

6 comments / Add your comment below

  1. E um lindo disco. O “Vidit suum”, no Stabat Mater, é uma das coisas mais lindas que Poulenc escreveu e a interpretação da Battle é imbatível.

  2. Caro Karlheinz

    Você saberia me informar porque não consigo abrir arquivos com o sufixo .rar? Por exemplo este, postado em 14 de março: /Users/macmini/Desktop/RD-20240224-Barbara – Best Of (2016).rar. Nunca consegui baixar como baixo aqueles que vem, por ex. no formato: Poulenc_ Gloria, Stabat Mater.zip

    Obrigado. Abraço.

    Edgard

    1. Caro Edgard — que honra e alegria tê-lo como leitor! —, infelizmente não entendo muito destas coisas informáticas. Chuto que possa ser algum problema com o programa ou aplicativo que faz a descompactação do arquivo em formato .rar. Eu começaria a procura da solução por aí…

      Se algum outro leitor que passar os olhos aqui por essa caixa de comentários puder ajudar, fico muito grato!

      Grande abraço!

      1. olá! Edgard,
        uma sugestão é tentar fazer a descompactação dos arquivos compactados com terminação .rar usando o aplicativo 7 zip.
        Espero que funcione…
        abraços do René

        License
        7-Zip is free software with open source. The most of the code is under the GNU LGPL license. Some parts of the code are under the BSD 3-clause License. Also there is unRAR license restriction for some parts of the code. Read 7-Zip License information.

        RAR x ZIP: diferenças
        Embora ambos permitam compactar grandes quantidades de dados, estas são algumas das outras diferenças na compactação de arquivos dos formatos RAR e ZIP: Compressão de dados: RAR usa uma taxa de compressão de dados maior que o ZIP. Isso significa que o RAR cria um arquivo menor que o ZIP.

Deixe um comentário