Vamos à Renascença! Caminhemos pela Itália. Como estou com preguiça para escrever, peguei o texto da Wikipédia:
Giovanni Gabrieli foi um músico veneziano que viveu entre 1557 e 1612. Em sua juventude permaneceu por quatro anos na corte de Munique, em contato com Orlando di Lasso, mas em 1585, quando seu tio Andrea Gabrieli foi indicado organista da Basílica de São Marcos, em Veneza, Giovanni foi escolhido como seu auxiliar no segundo órgão, e permaneceu neste cargo até a morte do tio, quando assumiu o posto de organista principal, conservando-o por toda a vida. Em 1593, em colaboração com seu tio, publicou algumas Intonazione d’Organo, compreendendo pequenos prelúdios de caráter semi-improvisado, para serem usados em várias partes do serviço religioso. Mas foi com o aparecimento de 14 Canzone, duas Sonate e das Sacrae Symphoniae, em 1597, que ele deixou um marco na história da música italiana. Além de sua qualidade intrínseca estas obras trazem inovações no método de impressão de música, com indicações precisas de dinâmica e de instrumentação [grifo meu]. Outra coleção de Canzone e Sonate veio a público em 1615. Sua música pertence ao período de transição entre o renascimento e o barroco. Mostra ainda alguns traços do período anterior, valendo-se do estilo de escrita para vários coros simultâneos, que já era uma tradição na Basílica, mas com inédita riqueza de timbres e cores sonoras e efeitos antifonais estereofônicos, e que constituiu o ápice do gênero em Veneza. Também foi um dos primeiros venezianos a utilizar o recurso do baixo contínuo, que daria uma feição característica a todo o barroco posterior. Em termos de inovações formais, tomou o antigo modelo da chanson polifônica francesa mas o organizou em torno de um motivo recorrente que, à maneira de refrão, é intercalado entre passagens variadas. Com ele a versão italiana da chanson tornou-se uma forma plenamente autônoma e impregnada de um espírito renovado. Boa apreciação!
Giovanni Gabrieli (1557-1612) – The Canzonas and Sonatas from Sacrae Symphoniae (1597)
1. Canzon duodecimi toni a 10
2. Canzon primi toni a 8
3. Canzon primi toni a 10
4. Toccata quinti toni
5. Canzon duodecimi toni a 10
6. Canzon quarti toni a 15
7. Canzon duodecimi toni a 10
8. Toccata
9. Sonata pian’ e forte a 8, alla bassa
10. Canzon septimi toni a 8
11. Toccata
12. Canzon septimi toni a 8
13. Canzon in echo duodecimi toni a 10
14. Canzon duodecimi toni a 8
15. Canzon in echo duodecimi toni a 10
16. Canzon septimi et octavi toni a 12
17. Sonata octavi toni a 12
18. Canzon in echo duodecimi toni a 10, per concertar con l’organo
19. Intonazione noni toni
20. Canzon noni toni a 8
21. Canzon noni toni a 12
His Majestys Sagbutts and Cornetts
Timothy Roberts
Carlinus
Olha! nunca imaginei ver isto aqui no blog ! A OSB e a BFRJ tocaram isso a pouco tempo, e eu estava lá !
Download !!
Senta a pua, Gabriel! Senta a pua…
Abraços!
Estimados. Fazia tempo que eu não aparecia no blog. Muito obrigado por essas obras do Gabrieli.
Magnífico! Um cd a ouvir obrigatóriamente.
Cumprimentos
Adoro a renascença, adoro cantatas, adoro sonatas. Parece que essa postagem foi pra mim.
Não ouvi ainda (trampo, vocês sabem), mas estou certo de que vou adorar. Amanhã cedinho eu escuto.
Valeu, Carlinus.
ESTADO DE GRAÇA! Puro, puríssimo estado de graça! Às vezes fico imaginando que, se existir reencarnação, a minha melhor deve ter sido nessa época, pois não tem nada como a música dessa virada 1500-1600 pra me fazer sentir “voltei pra casa!” VALEU, Mr Carlinus!!!
De nada, Mr. Ranulfus. Também sou apaixonado por esse período. Estou planejando postar algumas coisinhas de Palestrina e Buxtehude, embora este último já seja pré-Bach.
Abraços gerais!
Magnífica postagem, Carlinus.
Congratulations!!!