Claudio Monteverdi (1567-1643): Ballo delle ingrate / Combattimento di Tancredi e Clorinda (Vartolo)

O Ballo delle Ingrate (Dança das Ingratas) é uma obra-prima de Claudio Monteverdi, composta em 1608 para as núpcias do duque Francesco Gonzaga com Margarida de Saboia, em Mantova. Pertence ao gênero do balletto dramático, uma forma que mistura canto, dança, teatro e música instrumental, típica das esplêndidas festas da corte no início do Barroco. Com libreto de Ottavio Rinuccini, a obra apresenta uma alegoria moralizante. Vênus e Cupido descem ao Inferno para confrontar Plutão, queixando-se de que as mulheres de Mântua se tornaram “ingratas” ao amor, rejeitando os ardores dos seus pretendentes. Plutão, então, liberta temporariamente as almas das “ingratas” (condenadas por sua frigidez em vida) para que dancem num balé solene e trágico, servindo de aviso às mulheres presentes na plateia sobre as consequências de rejeitar o amor. É algo altamente erótico…

O Combattimento di Tancredi e Clorinda (1624) é uma obra revolucionária e um marco absoluto na história da música ocidental. Mais do que uma simples peça, é uma “ação dramático-musical” que redefine os limites da expressão e inaugura recursos que ecoariam por séculos. O libreto é do próprio Monteverdi e baseia-se num célebre episódio do poema épico Gerusalemme Liberata (1575), de Torquato Tasso. Durante as Cruzadas, o cavaleiro cristão Tancredi enfrenta um guerreiro muçulmano em combate noturno. Após feri-lo mortalmente, descobre, ao descer o elmo, que seu oponente é Clorinda, a mulher que ele secretamente ama. Clorinda, antes de morrer, pede o batismo, e Tancredi, dilacerado, lhe concede a água, que seria da pia batismal ou algo do gênero com seu próprio elmo.

Claudio Monteverdi foi um vanguardista, alguém efetivamente revolucionário. A gente ouve isso e acha muito antigo, só que tudo o que ele fazia era pela primeira vez. Ele não foi o inventor técnico da ópera, mas foi, sem dúvida, o pai fundador da ópera como a conhecemos — aquele que lhe deu profundidade dramática, força emocional e uma linguagem musical perene. Claudinho merece o nosso respeito.

Claudio Monteverdi (1567-1643): Ballo Delle Ingrate / Combattimento di Tancredi e Clorinda (Vartolo)

Ballo delle ingrate
1 Ballo delle ingrate 49:23
Vaccari, Patrizia (soprano)
Banditelli, Gloria (mezzo-soprano)
Abete, Antonio (bass)
Pederzoli, Maura (soprano)
Scabini, M. Ernesta (alto)
Goethem, Michel van (tenor)
Carmignani, Alessandro (tenor)
Abbondanza, Roberto (baritone)
San Petronio Cappella Musicale Orchestra (Orchestra)
Vartolo, Sergio (Conductor)

Combattimento di Tancredi e Clorinda
2 Combattimento di Tancredi e Clorinda 25:48
Abbondanza, Roberto (baritone)
Banditelli, Gloria (mezzo-soprano)
Carmignani, Alessandro (tenor)
San Petronio Cappella Musicale Orchestra (Orchestra)
Vartolo, Sergio (Conductor)

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Nada de frigidez, senhoras!

PQP

Deixe um comentário