“Hice un primer disco con BIS, y me expresaron su satisfacción por el resultado. Entonces hablamos de nuevos retos: ellos me propusieron grabar la integral de Granados, pero yo prefería la de Albéniz, y les convencí” – Miguel Baselga
A suíte Iberia, obra tardia de Albéniz, é bastante popular e foi defendida por nomes célebres do piano como Claudio Arrau, Alicia de Larrocha, Marc-André Hamelin e muitos outros. Já as outras obras para piano de Albéniz são pouco conhecidas, muitas delas, aliás, são mais frequentemente tocadas em transcrição para o violão, Embora não tenha publicado uma única obra para violão, a sonoridade desse instrumento foi importante para as ideias musicais de Albéniz, compositor nascido na Catalunha e que passou períodos da sua vida em Bruxelas, Barcelona, Madrid, Londres e Paris, tendo tido provavelmente os maiores sucessos em vida nesta última cidade, onde foi admirado por nomes já influentes como Gabriel Fauré e Claude Debussy (consta que Albéniz estava nas estreias do Fauno em 1894 e da ópera Pelléas em 1902).
Arthur Rubinstein, que frequentou esse círculo quando era muito jovem, descreve o seu primeiro encontro com Albéniz em 1904:
“Um grande salão com dois pianos de cauda, grandes janelas abertas para a agitação dos boulevards. Lá estavam Maurice Ravel, Paul Dukas, Vicent d’Indy, Édouard Colonne e… um espanhol gordo e muito alegre. Eu não sabia nada sobre ele na época: só que ele era bastante gordo e que contava piadas e estórias engraçadíssimas que encantavam a todos.”
Claude Debussy foi um outro entusiasta: ao ouvir Albéniz tocar a peça La Vega (composta em 1897), teria dito ao espanhol que sua vontade era largar tudo e ir imediatamente conhecer Granada, cidade de forte influência moura no sul da Espanha. Embora não tenha realizado esse sonho, Debussy criaria sua própria versão de uma Espanha imaginária, alguns anos depois, em La Soirée dans Grenade, para piano (composta em 1903) e Iberia, para orquestra (composta entre 1905 e 1912). Coloco as datas aqui para explicitar a ordem das coisas, da mesma maneira que certas datas de obras de Vivaldi e de Bach mostram a admiração do alemão pelo veneziano embora, nesse caso, não tenham se visto pessoalmente.
Voltando à obra mais famosa de Albéniz, é bom lembrar que Iberia foi publicada em quatro partes avulsas e cada parte foi estreada separada entre 1906 e 1909, na França, pela pianista Blanche Selva. Então essa escolha de dividir Iberia entre os quatro CDs da coleção da BIS não é tão absurda assim. Mas a popularidade dessa obra ficou tão grande que é sempre bom recordar que, além de Iberia, diversas peças para piano de Albéniz têm as seguintes características listadas por Pola Baytelman:
1. Ritmos de danças populares na Espanha / 2. Uso do cante jondo, ou seja, canto profundo, sério, lidando com temas como morte, angústia e religião. / 3. O uso de escalas exóticas associadas com o flamenco. / 4. Técnicas e maneirismos do violão que Albéniz adaptou ao piano.
Isaac Albéniz (1860 – 1909): Obras Completas para Piano, volumes 1 e 2 (há outros volumes que vou ficar devendo para outro dia)
CD1
Iberia (Cahier 1)
1 Evocation 6:04
2 El Puerto 3:51
3 Fête-Dieu À Séville 8:13
12 Piezas Características, Op. 92 (51:57)
4 Gavota 2:43
5 Minuetto A Sylvia 3:10
6 Barcarola (Ciel Sans Nuages) 4:10
7 Plegaria 5:48
8 Conchita (Polka) 3:38
9 Pilar (Wals) 5:41
10 Zambra 4:13
11 Pavana 4:58
12 Polonesa 4:41
13 Mazurka 5:30
14 Staccato (Capricho) 2:21
15 Torre Bermeja (Serenata) 4:03
16 Mallorca (Barcarola), Op. 202 6:05
Iberia (Cahier 1)
1 Triana 5:14
2 Almería 8:42
3 Rondeña 7:03
Siete Estudios En Los Tonos Naturales Mayores, Op. 65
4 1. Do Mayor (C Major). Allegro 1:46
5 2. Sol Mayor (G Major). Allegretto 4:05
6 3. Re Mayor (D Major). Allegretto 2:45
7 4. La Mayor (A Major) 4:04
8 5. Mi Mayor (E Major) 1:54
9 6. Si Mayor (B Major). Con Brio 2:22
10 7. Fa Mayor (F Major). Allegro 2:17
11 Amalia, Op. 95, Mazurka de Salón 4:27
12 Ricordatti, Op. 96, Mazurka de Salón 4:06
Espagne (Souvenirs)
13 Prélude. Andantino 6:30
14 Asturies. Allegretto Non Troppo 3:37
15 La Vega From The Suite Alhambra (February 1897 Version) 13:21
Miguel Baselga, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – CDs 1-2

Pleyel