Uma gravação bem velhinha (1990), mas ainda em bom estado. Não é uma interpretação historicamente informada, sendo antes boa por seu espírito correto e pela maravilhosa Stutzmann. Stutzmann é um contralto francês com um timbre escuro, quase andrógino. Suas interpretações de árias de Vivaldi são dramáticas e introspectivas. Não espere aquele “Vivaldi alegrão” –, o papo entre Spivakov e Stutzmann e um diálogo meditativo e refinado. Spivakov evita os excessos, enquanto Stutzmann mergulha no lirismo das árias. Puristas do barroco podem estranhar o uso de orquestra moderna, mas a interpretação é respeitosa e sincera. Stutzmann já foi acusada de ser “too dark for Vivaldi”, mas, vão se foder, né? Essa escuridão vocal dá um peso existencial raro às árias sacras. É um disco para noites de inverno com vinho tinto. Foda-se se estamos na primavera!
Antonio Vivaldi (1678-1741): 3 Concertos e o Stabat Mater (Stutzmann, Spivakov)
Concerto In A/A-dur/La Majeur/La Maggiore, RV158
1 Allegro Molto 2:22
2 Andante Molto 2:26
3 Allegro 2:51
Stabat Mater, RV 621
Contralto Vocals – Nathalie Stutzmann
4 Stabat Mater: Largo 3:07
5 Cuius Animam: Adagissimo 1:43
6 O Quam Tristis: Andante 1:46
7 Quis Est Homo: Largo 3:10
8 Quis Non Posset: Adagissimo 1:40
9 Pro Peccatis: Andante 1:39
10 Eia Mater: Largo 3:34
11 Fac Ut Ardeat: Lento 2:05
12 Amen: Allegro 1:18
Concerto Grosso In D Minor/D-moll/Ré Mineur/Re Minore, RV 565
Cello – Mikhail Milman
Violin – Arkady Futer, Vladimir Spivakov
13 Allegro 4:13
14 Largo E Spiccato 3:18
15 Allegro 2:24
Concerto Grosso In D Minor/D-moll/Ré Mineur/Re Minore, RV 535
Oboe – Alexei Utkin, Mikhail Evstigneev
16 Largo; Allegro 3:41
17 Largo 2:39
18 Allegro Molto
Conductor – Vladimir Spivakov
Orchestra – Moscow Virtuosi

PQP
Vivaldi, Vivaldi, Vivaldi!
Muito obrigado!
PQP,
A-MO Nathalie Stutzmann. E ponto de exclamação!
Seu texto, como sempre, fez jus à graça que sai com a voz dessa linda, sáfica e competentíssima cantora, maestrina de meu coração…
Obrigado
😉