Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893): Balé “O Quebra-Nozes” (Completo) (Kirov Orchestra, Gergiev)

Embora Gergiev tenha vasta experiência teatral e esteja regendo uma orquestra de ópera e balé, este é definitivamente um Concerto de O Quebra-Nozes. Os andamentos são rápidos, as texturas, fluidas, e os bailarinos podem ter bastante dificuldade em acompanhar a música. Para nós, ouvintes amadores, porém, esta é uma maneira soberba de ouvir a partitura completa de Tchaikovsky e nos lembrar de quanta boa música não está incluída na suíte familiar. Gergiev justifica sua reputação como intérprete e maestro, obtendo uma execução incrivelmente precisa do conjunto. O melhor de tudo é que a Philips conseguiu, de alguma forma, reunir mais de 81 minutos de som soberbo neste disco, tornando-o uma pechincha notável. Altamente recomendado!

Esta postagem é em homenagem ao mano PQPBach, que aparentemente está se rendendo à música de Tchaikovsky. Garanto que depois de ouvir este “Nutcracker”, na excelente versão de Gergiev, ele vai se render em definitivo ao russo.

Confesso que até conhecer esta gravação, ainda não tinha ouvido o Balé em sua íntegra, lembro-me de na infância, ou adolescência ter assistido na TV o Barishnikov dançando isso, e fiquei fascinado pela música. Depois disso, tive acesso apenas ás pequenas peças , mas nunca tive uma versão completa da obra.

Valery Gergiev está em seu elemento natural, a música russa, e em outra especialidade, a música de teatro. Gosto muito deste regente, Logo postarei as sinfonias de Prokofiev e os concertos para piano do mesmo Prokofiev com ele, não dá pra não se render à sua energia, e esta Orquestra do Kirov também é de se tirar o chapéu.

Existem diversos momentos que poderia destacar nesta gravação, mas fico com a magnífica “Valsa das Flores”. Pungente, delicada, suave, a imagem que sempre me vem a mente quando a ouço é a do próprio Barishnikov flutuando sobre o tablado do Convent Garden. Minha mãe comentava que parecia que ele desafiava a física, ignorando a lei da gravidade, e simplesmente andando no ar. Que beleza…! É de se ouvir de joelhos, mano PQP.

Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893): Balé “O Quebra-Nozes” (Completo) (Kirov Orchestra, Gergiev)

1 Ouverture 3:13

Act One

Tableau 1
2 1. The Christmas Tree 3:45
3 2. March 2:14
4 3. Galop And Dance Of The Parents 2:13
5 4. Dance Scene – The Presents Of Drosselmeyer 5:02
6 5. Scene – Grandfather Dance 5:31
7 6. Clara And The Nutcracker 6:23
8 7. The Nutcracker Battles Against The Army Of The Mouse King – He Wins And Is Transformed Into Prince Charming 3:21

Tableau 2
9 8. In The Christmas Tree 3:32
10 9. Scene And Waltz Of The Snowflakes 6:05

Act Two

Tableau 3
11 10. The Magic Castle On The Mountain Of Sweets 3:23
12 11. Clara And Prince Charming 4:52
12. Character Dances (Divertissement):
13 a. Chocolate (Spanish Dance) 1:10
14 b. Coffee (Arabian Dance) 3:11
15 c. Tea (Chinese Dance) 1:07
16 d. Trépak (Russian Dance) 1:01
17 e. Dance Of The Reed Pipes 2:14
18 f. Polichinelle (The Clown) 2:24

19 13. Waltz Of The Flowers 6:24
14. Pas De Deux:
20 a. Intrada 5:01
21 b. Variation I (Tarantella) 0:36
22 c. Variation II (Dance Of The Sugar-Plum Fairy) 2:05
23 d. Coda 1:15

24 15. Closing Waltz – Grand Finale 4:56

Kirov Orchestra
Valery Gergiev

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Vladimir Putin condecora Gergiev como “Herói do Trabalho”

FDP Bach

19 comments / Add your comment below

  1. FDP:

    Tenho a integral desse balé com a Filarmônica de Berlim com a regência de outro grande maestro russo (embora naturalizado americano) da atualidade, o Semyon Bychkov.

    Acho essa gravação com o Bychkov muito boa. Quando eu tiver tempo vou baixar essa que você postou com o Gergiev (de quem eu gosto muito também) para poder comparar os estilos.

  2. É, mano FDP. Não entendo até hoje como o Tchai tinha suas reservas quanto ao QN. Assim como as Quatro Estações, ele sobrevive a qualquer vulgarização massificadora.

  3. Desculpe, Ciço, não entendi o que significa a sigla QN.
    Fábio, tenho acompanhado meio que de longe a carreira do Bychkov, e vou procurar material dele para melhor apreciá-lo.

  4. Posso dizer que, assim como PQP, também estou me rendendo a Tchaikowsky. Tudo começou quando li o texto que PQP postou para acompanhar a Abertura Romeu e Julieta e trechos do Nutcracker com Karajan. Lá, ele dizia que Tchaikovsky era um Shostakovich a ser amadurecido e recomendava a audição da Abertura. Lá fui eu, com um pé atrás – e não é que a Abertura é algo muito pungente, belo e nada sentimental, no sentido pejorativo da palavra?
    Ouvirei com atenção esse Nutcraker e já estou de olho nas sinfonias. Por falar em Nutcracker, vocês conhecem a versão para dois pianos? Tem com a Argerich, aqui no
    http://classic4everyone.blogspot.com/2009/05/tchaikovsky-argerich-piano-concerto-no.html

    Abraços!
    GS.

  5. Gostei da sua recomendação, Exigente. Infelizmente tenho tido pouco acesso a gravações do Dorati, mas vou procurá-la. Tenho uma “Carmina Burana’ com ele que é muito boa, tirando a versão do Jochum, foi a melhor que já ouvi até hoje.

    1. É verdade, gravações do Dorati costumam ser difíceis de achar, tenho duas diferentes aqui, uma com a Filarmônica Húngara, a outra com a Sinfônica de Londres(eu acho), quando tiver tempo upo pra você.

  6. “Valery Gergiev está em seu elemento natural, a música russa, e em outra especialidade, a música de teatro. Gosto muito deste regente, Logo postarei as sinfonias de Prokofiev e os concertos para piano do mesmo Prokofiev com ele, não dá pra não se render à sua energia, e esta Orquestra do Kirov também é de se tirar o chapéu.”

    Meio desatento – só li esse trecho agora… – que foi muito bem colocado inclusive. Gergiev está genial nas sinfonias de Prokofiev, e a dupla Gergiev-Toradze pra mim é imbátivel nos concertos.

  7. Gosto muito da obra de Tchaikovsky, compositor muito criativo, de melodias fáceis e expansivas. Há quem o rotule de piegas… consegue ser sensível e rude na mesma obra, vai do elegíaco ao marcial, passando pelo lírico. A verdade é que no bojo de sua boiolice, ele é fantástico.

  8. Por falar nisso, falando sério, fica o registro a grandes vultos da música clássica que deixaram óbvio que a sexualidade nada tem a ver com o talento (escusado dizer que não estou fazendo apologia à turma do YMCA, já que meu negócio é mulher mesmo):

    Lully, Tchaikovsky, Saint-Saëns, Chopin, Ravel, Mahler, Poulenc, Britten, Tippett, Maxwell Davies, Virgil Thomson, Cage, R.R. Bennett, Bernstein, Barber, Copland, Menotti, Szymanowski, Lou Harrison, La Monte Young, Corigliano, Henze e outros (incluindo brasileiros).

    Fora os intérpretes: Horowitz, Richter, Jacques Klein, Peter Pears (o tenor companheiro de Britten), Michael Tilson Thomas…

  9. Fdp e Exigente:

    Antal Dorati gravou com a Filarmônica Húngara (também chamada de “Hungárica”) a integral das sinfonias de Haydn. No blog do Cuervo lopez ( http://www.elcuervolopez.blogspot.com ) há essa integral para baixar. Eu já baixei algumas das sinfonias, mas não tive tempo e vontade para baixar todas..rs.

    1. Esse integral é ótimo(acho que foi o primeiro, ou é o único, sei lá). Adoro as ‘Sinfonias Parisienses’ dele. Já as Londrinas, recomendo a gravação do Jochum, imperdível.

  10. Com uma postagem dessas, não a como não se comprometer em
    exaltar. Estimada como a melhor obra de balé de Tchaikovsky,
    mesmo que o compositor não tenha ficado muito satisfeito. Mas
    se tratando das obras do russo não existe nada de que me deixe
    malcontente. O Quebra nozes nessa versão, não conhecia, está
    primorosa!

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