Se não me engano, faz muito tempo que não posto estes concertos, e como eles fazem falta …
A violinista alemã Franziska Pietsch faz um belo trabalho aqui, considerando o quão difíceis e complexos são estes concertos. E ela também não é mais uma garotinha, ao contrário, já está adentrada nos cinquenta e tantos anos, e talvez falte a impetuosidade da juventude em alguns momentos desta gravação, principalmente no Concerto nº1, mas nada que comprometa o conjunto. Sentimos então a maturidade musical da artista se manifestando, principalmente a partir do belíssimo final do último movimento, e é nestes momentos mais emotivos e eloquentes da obra que sentimos seu tremendo senso de equilíbrio e confiança.
Na montanha russa de emoções do Segundo Concerto Franziska nos envolve na intrincada estrutura harmônica, por vezes quase tropeçando na trama que Prokofiev teceu com maestria e genialidade. Não temos aqui tempo para muitos suspiros e sussurros, é como se tudo ocorresse nas sombras, mas por vezes conseguimos enxergar momentos de luz e esperança. Considerando o momento histórico em que o compositor viveu, período de sombras e tensões, conseguimos entender o enredo da obra, por assim dizer. E assim, novamente naqueles momentos mais líricos, como o magnífico Andante assai, a maturidade artística e musical de Franziska se impõe.
Desafios existem para serem superados, diz o velho clichê. E Franziska Pietsch os encara com autoridade e confiança. Vale a pena conhecer esta violinista, aqui acompanhada pelo ótimo Cristian Macelaru, à frente da Deutsches Symphonie-Orchester Berlin.
Violin Concerto No. 1 in D major, Op. 19
I. Andantino 9:31
II. Scherzo: Vivacissimo 4:00
III. Moderato – Allegro moderato 8:25
Violin Concerto No. 2 in G minor, Op. 63
I. Allegro moderato 11:27
II. Andante assai – Allegretto 10:10
III. Allegro, ben marcato 6:31
Franziska Pietsch
Deutsches Symphonie-Orchester Berlin
Cristian Măcelaru
Vale mesmo conhecer um pouco da arte de Franziska… Ela já andou aqui pelo blog tocando música de câmera francesa:
https://pqpbach.ars.blog.br/2020/08/08/debussy-faure-poulenc-ravel-fantasque-sonatas-para-violino-franziska-pietsch-violino-josu-de-solaun-piano/
R;D
Ela é muito, muito (gata) talentosa.
Se les olvida el enlace. Saludos a toda la cuadrilla.
Já corrigido. Boa audição