‘Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam’.
Nas mudanças é impossível não viver alguns momentos de nostalgia, de lembranças, mesmo algumas não muito boas. Fotos empalidecidas, cartas (houve um tempo em que escrevíamos cartas), chaves não sei mais de onde… Eu mudei muitas vezes (de residência, só para deixar claro…) e estou me preparando para mais uma mudança e espero que esta seja a penúltima.
Entre as muitas coisas que estou desentocando, para embalar ou passar adiante, algumas ainda estavam em caixas desde a mudança anterior, há muitos discos, alguns de música de Bach para teclado, interpretada ao piano.
Foi assim que cheguei a este da postagem, uma verdadeira maravilha. Ouvi-lo novamente, depois de tanto tempo, é muito bom. Duas suítes, uma inglesa e uma francesa (a quinta, ótima), uma toccata e o capricho do fratello diletíssimo, com a trompa da posta e tudo. Estas últimas peças da juventude do João Sebastião Ribeiro.

Wilhelm Kempff era o pianista ‘oficial’ da DG e suas gravações de Beethoven, Schubert e Schumann valem a pena serem investigadas. Mozart também estava no repertório, mas assim como no caso de Bach, nada de obras completas, apenas algumas peças escolhidas. Mas essas que ele gravou vão lhe dar muito prazer…
Impossível ouvir apenas uma vez, aquele disco que deixa um gostinho de quero mais, viciante!
Johann Sebastian Bach (1685–1750)
Englische Suite No.3 g-moll BWV808
- Prelude
- Allemande
- Courante
- Sarabande
- Les agrements de la meme Sarabanda
- Gavotte I
- Gavotte II
- Gavotte I (da capo)
- Gigue
Capriccio >>Sopra la lontananza del suo fratello dilettissimo<< B-dur BWV992
- Adagio
- Andante
- Adagissimo
- Andante con moto
- Aria – Aria di postiglione
- Fuga – Fuga all’imitazione della cornetta di postiglione
Toccata und Fuge D-dur BWV912
- Toccata
- Fuga
Französische Suite No.5 G-dur BWV816
- Allemande
- Courante
- Sarabande
- Gavotte
- Bourree
- Loure
- Gigue
Wilhelm Kempff, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 138 MB

De uma crítica fácil de localizar pela net: There is also the not inconsiderable addition of the two suites, the English Suite No 3 and the French Suite No 5. Here Kempff shows crisp articulation, not over bright, never metronomic, and always gently expressive. In the Courante of the English Suite he is precise, athletic and quietly determined. In the second Sarabande he is moving without artifice and maintains proper depth of tone and clarity between hands. Listen also to the perfectly graded little stabbing left hand in the succeeding first Gavotte – unforced wit.
Aproveite!
René Denon


