Mendelssohn (1809 – 1847): Trios com Piano – Joshua Bell (violino) – Steven Isserlis (violoncelo) – Jeremy Denk (piano) ֎

Uma ‘felix’ reunião de grandes músicos…

Os dois trios com piano de Mendelssohn foram compostos no início do romantismo, mas ainda têm raízes no período clássico. Mais ainda o primeiro, em ré menor, composto em 1839, do que o segundo, em dó menor, composto seis anos depois. O segundo tem cores mais sóbrias, parece mais ‘serioso’ do que o primeiro.

Nesta gravação, que reúne três expoentes de cada um de seus instrumentos, temos como bônus uma versão alternativa, original, do andante do primeiro trio.

A propósito de termos um conjunto de solistas atuando numa formação de câmara, é preciso ter um certo cuidado, uma vez que as individualidades podem causar danos ao conjunto. Mas não se preocupe, pois isso não é o caso aqui. Esses três excelentes músicos têm atuado como camaristas em muitas ocasiões e assim temos aqui o melhor dos dois lados. Grandes músicos atuando como um excelente conjunto.

Confabulationes

Sobre a faixa adicional, veja um resumo da explicação que os músicos deram em uma ótima entrevista que você poderá ver na íntegra aqui:

A nova gravação acrescenta mais insights ao processo composicional de Mendelssohn com a adição de uma versão inicial do segundo movimento do Trio em Ré menor, Andante con moto tranquilo. É como ouvir um rascunho da obra finalizada — fascinante, mas faltando algo.

Isserlis persuadiu seus colegas do valor de incluir o movimento no disco. Bell poderou que “isso poderia dar a impressão de que achamos que a versão original é de alguma forma melhor, quando na verdade ele realmente a melhorou. A versão original é historicamente muito interessante.

“Estou feliz que fizemos isso. É fascinante ver como ele começou e então se torna menos convencional conforme ele revisa”, acrescenta Bell.

Felix Mendelssohn (1809 – 1847)

Piano Trio No. 1 in D minor, Op. 49
  1. Molto allegro e agitato
  2. Andante con moto tranquillo
  3. Scherzo: Leggiero e vivace
  4. Finale: Allegro assai appassionato
Piano Trio No. 2 in C minor, Op. 66
  1. Allegro energico e con fuoco
  2. Andante espressivo
  3. Scherzo. Molto allegro quasi presto
  4. Finale: Allegro appassionato
Piano Trio No. 1 in D Minor, Op. 49
  1. Andante con moto tranquillo

Joshua Bell, violin

Steven Isserlis, cello

Jeremy Denk, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 145 MB

They’re in excellent sympathy, yet each has individual qualities to bring to the musical table. Denk is supremely fiery at the piano. Bell offsets him with wonderfully consistent, bright and focused sound, while Isserlis’s duskier tone is full of character, able to growl, glide and take risks at the high jump. [BBC Music Magazine]

Most strikingly, these performances are marked by an impressive spirit of exchange. The three players have different temperaments – and it’s clear, as you listen, that they’ve not erased their personalities. [Gramophone]

What is clear throughout these performances is that this is real chamber music; there’s never any sense of one player trying to dominate his colleagues or to hog the limelight. [The Guardian]

Aproveite!

René Denon

O trio dando uma palhinha para o pessoal do PQP Bach no dia da entrevista…

Deixe um comentário