Vocês conhecem os discos do MAK — Musica Antiqua Köln. Os caras pesquisam e desencavam verdadeiras joias como essas, encontradas no gélido Báltico, entre a Lübeck de Thomas Mann, a Dinamarca de Isak Dinesen e a Suécia do ignorado e grande Franz Berwald (vou postar Berwald para vocês conferirem como é bom). Só que aqui são apenas obscuros barrocos. Para variar, o MAK acerta.
Este é um dos projetos mais divertidos e originais do MAK, mostrando alguns tesouros escondidos do final da era hanseática. O Mar Báltico tornou-se um patriciado de mercadores que disseminaram a cultura e os costumes alemães suas rotas comerciais – como Lübeck, Estocolmo, Riga ou Danzig – antes que músicos locais transmitissem a sabedoria recebida em seu próprio dialeto. Este programa não é uma mera jornada pelos portos do Báltico, mas uma exposição da música instrumental do século XVII. Poucas fontes sobrevivem numa região devastada pela guerra, cujas coleções restantes enfrentaram o ataque final na segunda guerra mundial. Goebel reuniu boa parte de seu programa surpreendentemente variado na Coleção Duben, em Uppsala, Suécia. A mistura de estilos varia aqui das fantasias corais do norte da Alemanha (Herzlich tut mich verlangen de Fischer é um pouco isso) às obras de influência vienense, como a vinheta quixotesca de Andreas Kirchoff, a arrogância regional da Sonata para dois trompetes de Albrici que, embora menos ostentosa do que os exemplos de Biber, fornece um aspecto nórdico bem distinto. Também a “extroversão” italiana de Vierdanck e as habilidosas peças programáticas de Meder (embora a Sonata di Battaglia seja boa demais) são uma pitada do gosto e gênero nacionais.
Albrici / Anônimo / Baltzar / Becker / Fischer / Nicolaus Hasse / Kirchoff / Luetkeman / Meder / Vierdanck: Música Báltica (Goebel, Musica Antiqua Köln)
1. Choralfantasie a 5 “Innsbruck, ich muß dich lassen”
Composed by Paul Luetkeman (1555-1611)
2. Fantasia a 5
Composed by Paul Luetkeman
3. Fantasia for 7 violes in C major
Composed by Anonymous
4. Sonata a 5 for 2 trumpets, 2 violins & bassoon
Composed by Vincenzo Albrici (1631-1696)
5. Sinfonia
Composed by Vincenzo Albrici
6. Capriccio in d (unspecified)
Composed by Johann Vierdanck (1605-1646)
7. Capriccio in d (unspecified)
Composed by Johann Vierdanck
8. Pavan a 3
Composed by Thomas Baltzar (1630-1663)
9-11. Suite in D minor
Composed by Nikolaus Hasse (1617-1672)
12. Sonata in B flat major
Composed by Andreas Kirchoff (1650-?)
13. Sonata a 5, No 15
Composed by Dietrich Becker (1623-1679)
14. Herzlich tut mich verlangen, Chorale
Composed by Johann Caspar Fischer (1646-1717)
15-18. Sonata “Der Polnische Pracher”
Composed by Johann Valentin Meder (1649-1719)
19. Sonata di Battaglia in C major
Composed by Johann Valentin Meder
Musica Antiqua Köln
Reinhard Goebel
Bassoon – Rainer Johannsen
Cello – Markus Möllenbeck
Harpsichord – Christian Rieger
Organ – Christian Rieger
Theorbo – Michael Dücker
Trumpet – Hannes Kothe, Ute Hartwich
Viola – Reinhard Goebel (tracks: 12), Volker Möller (tracks: 1, 2, 13 to 19), Wolfgang Von Kessinger (tracks: 1 to 3, 9 to 19)
Viola da Gamba – Anke Böttger, Jonathan Cable
Violin – Andrea Keller (tracks: 7, 8), Florian Deuter, Reinhard Goebel, Volker Möller (tracks: 3)
Violone – Jonathan Cable
PQP
Caro PQP, poste Berwald, sim, poste Berwald! Eu só conheço a terceira e a quarta sinfonia dele, e elas são fantásticas. Além de ousadas, é claro, como aquele fortíssimo subito no timpano no 2o movimento da terceira, se não me falha a memória, ou aquela harmonia cromática da introdução do movimento lento desta mesma sinfonia.
Agora vou ouvir este cd acima. Grande abraço!
Seria possivel botar o nome dos músicos que tocam nesse cd?
De ante-mão agradeço
Nome dos músicos
Este é, sem dúvida, um dos melhores cds no Goebel. Atenção especial deve ser dada à última faixa – Sonata di Battaglia in C major – Johann V. Meder, dada à sua total genialidade.