Existem algumas gravações que ficam na nossa cabeça para sempre. Já cansamos de dar exemplos aqui no blog, mas creio que o Concierto de Aranjuez seja a obra que mais cedo compreendi, e seu Adágio do segundo movimento a mais bela melodia que ouvi em minha vida. E creio que também seja para muita gente. Seu lirismo melancólico nos comove, e as mais variadas imagens nos vem à mente. Para uns, pode significar a dor da perda de um ente querido, para outros, a lembrança de uma paixão antiga, ou não correspondida. Para mim, lembra minha infância, quando, pela primeira vez, tive acesso ao velho LP com a foto de um jovem John Williams, ao lado do já velhinho Eugene Ormandy. Esta gravação ganha em qualidade por dois motivos principais, em minha concepção: de todas as gravações que Williams já fez deste concerto, esta é a melhor (conheço 3). E além disso, Ormandy sempre foi um eterno apaixonado. Você sente uma emoção pulsante, extraída das cordas da sua Orquestra da Filadélfia, ele extrai da melodia toda a paixão nela contida. Um grande maestro, com uma orquestra moldada ao seu gosto. E um grande violonista, que se estabelecia como um grande mestre.
Em seguida, Williams nos brinda com a “Fantasia para un Gentilhombre”, também de Rodrigo, composta para Andrés Segovia, versão já postada aqui no blog. Williams novamente nos brinda com uma excepcional interpretação, dando a impressão de ser espanhol, e não australiano, pois, assim como no caso do Concierto de Aranjuez, dá-se a impressão de uma total incorporação da alma espanhola. O disco é concluído com outros dois pesos pesados do repertório violonístico, um concerto de Giuliani, e outro de Vivaldi. Mas, mesmo sendo John Williams um especialista em Giuliani, o que se destaca aqui é Rodrigo, sem dúvida.
Em meu velho LP, o outro concerto, presente no Lado B do disco, era o de Castelnuovo-Tedesco. Infelizmente, não consegui encontrar a versão em CD com o Ormandy, mas tenho outra gravação do mesmo Williams, mas acompanhado de outra orquestra. Posso postar este cd em outra ocasião.
Joaquin Rodrigo (1901-1999): Concierto de Aranjuez, Fantasia para un Gentilhombre / Mauro Giuliani (1781-1829): Concierto para guitar and strings, Op. 30 / Antonio Vivaldi (1678-1741): Concerto for Guitar and Orchestra, RV. 93 (John Williams)
1. Concierto de Aranjuez: I. Allegro con spririto
2. Concierto de Aranjuez: II. Adagio
3. Concierto de Aranjuez: III. Allegro gentile
John Williams – Guitar
Eugene Ormandy – Conductor
Philadelphia Orchestra
4. Fantasia para un gentilhombre: Villano y ricercar. adagietto-andante moderato
5. Fantasia para un gentilhombre: Espanoleta y Fanfare de la caballeria de Napoles. Adagio – Allegretto
6. Fantasia para un gentilhombre: Danza de las hachas. Allegro con brio
7. Fantasia para un gentilhombre: Canario. Allegro ma non troppo
English Chamber Orchestra
Charles Grove – Conductor
Mauro Giuliani – Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major
8. Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major: I. Allegro maestoso
9. Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major: II. Siciliana. Andantino
10. Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major: III. Polonaise. Allegretto
Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major
11. Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major: I. Allegro giusto
12. Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major: II. Largo
13. Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major: III. Allegro
English Chamber Orchestra
Colin Tilney – Cembalo
John Williams – Guitar & Conductor
FDP
Estou baixando para conferir. Fiquei com vontade de postar a leitura de Miles Davis para o Adagio do Concierto. será o próximo interlúdio! abraço!
Excelente iedía, Blue Dog.. é fantástica a versão do Miles…
o Concierto de Aranjuez é tão perfeito que acaba por ofuscar outro grande concerto que é a “Fantasia Para Un Gentilhombre!”
demais!!! a pena é que eu ja tenho este disco e não poderei baixar por aqui… seria uma honra imensa!
nós, violonistas, agradecemos esta postagem!!!!
CD excepcional !! John Williams não é mais apenas o princípe do violão; é rei – ainda mais com projetos crossover que fez e faz.
Entretanto, apesar de não ser considerada uma interpretação padrão – aliás é bem criticada -, Paco de Lucia manda mais no Concierto de Aranjuez. O ataque da mão direita nos primeiros acordes já demonstra toda uma naturalidade com a música espanhola que nenhum outro intérprete consegue alcançar.
Agora, no Concerto em Lá Maior de Giuliani, John Williams é imbatível. Barrueco por exemplo é meio sujo e outros não tem o mesmo élan que o australiano.
É minha opinião.
PQP, este tb está com erro… quando vc descansar de sua labuta proletária, pode reativar novamente o link pra deleite de outros proletários? Obrigado!
poderia postar o concerto de arranjuez versão do turibio santos?
Putz, bob, reconheço que desconhecia essa gravação do turíbio. Fica a dica.
olá amigos, este arquivo não pode ser encontrado, segundo informa o pessoal do fichier…podem consertar? muito obrigado, e parabéns pelo árduo trabalho…abraços
Pois é, Silvio, o fichier simplesmente apagou todos os arquivos que eu tinha botado lá. Vou revalidar esse link no final de semana.
valeu, fdpbach, aguardo as providências, obrigado
Olá, FDP!
Alguma previsão de termos esse disco disponível de novo?
Obrigado!
Um novo link por favor!
Obrigadao!
Link não funciona!!!
Está aí uma obra que considero inesgotável: incansável aos ouvidos, inúmeras as boas interpretações. Obrigado por compartilhar.