Marais, d`Anglebert, Forqueray: Música de Versalhes (Irmãos Kuijken, Leonhardt)

Um disco com a conhecida qualidade Kuijken-Leonhardt jamais poderá ser ruim. E este é muito bom. Se tivéssemos apenas a composição de Marin Marais já seria digno de nossa mais alta consideração. Esta música, a Música de Versalhes (Musique à Versailles), consiste em peças dos compositores Marin Marais, Jean Henri d’Anglebert e Antoine Forqueray, compositores do final do século XVII/início do século XVIII. É é uma música de câmara que foi composta e executada no Palácio de Versalhes para a Família Real Francesa e a aristocracia. Há grande expressividade e ornamentação na música, como seria de se esperar nos arredores altamente decorados e na vida cortesã da França do período.

Jean Henri d’Anglebert ocupou o cargo de cravista do Rei Luís XIV (antes disso, ele serviu como organista do Duque de Orléans e dos Jacobinos na rue St. Honoré), e foi um compositor da corte também, fazendo uma grande contribuição para a evolução da ornamentação musical francesa com relação aos instrumentos de teclado. Uma das realizações notáveis ​​de d’Anglebert foi transcrever óperas para a corte.

Marin Marais foi uma figura importante na França entre os compositores na mesma época. Toda a sua vida foi passada em Paris, a maior parte dela a serviço da realeza. Primeiro, ele foi nomeado Musicien Ordinaire de la Chambre du Roi em 1685, mantendo esse posto durante o reinado de Luís XIV e por dez anos serviu sob a Regência e o reinado de Luís XV. Ele foi reconhecido por seus colegas músicos como um intérprete excepcional e compositor de destaque, cujas composições se tornaram bem conhecidas em toda a França e além.

Antoine Forqueray era 16 anos mais novo que Marais e considerado uma criança prodígio. Ele cresceu para ter a reputação de ser rabugento e estranho. Foi nomeado Musicien Ordinaire de la Chambre du Roi em 1689, com sua esposa frequentemente o acompanhando no cravo. Em 1730, Antoine Forqueray se aposentou em Nantes e foi sucedido por seu filho Jean-Baptiste na corte em 1742.

A música tocada aqui representa algumas das melhores composições do período. É altamente estilizada e extravagante, exigindo intérpretes sensíveis e habilidosos para o tipo de música. Gustav Leonhardt, um cravista holandês, passou sua carreira buscando ser fiel a esse período da música. Os irmãos Sigiswald e Wieland Kuijken nas cordas (violino e viola da gamba) complementam seu estilo muito bem. Esta gravação foi feita em 1970.

Marais, d`Anglebert, Forqueray: Música de Versalhes (Irmãos Kuijken, Leonhardt)

1 La Sonnerie De Sainte Geneviève Du Mont Á Paris For Viola Da Gamba And Basso Continuo
Composed By – Marin Marais
8:10
2 Prélude D Minor For Harpsichord
Composed By – Jean-Henry d’Anglebert
5:28
3 Tombeau De Monsieur Sainte-Colombe For Viola Da Gamba And Bc
Composed By – Marin Marais
7:38
Suite V C Minor For Viola Da Gamba And Bc
Composed By – Antoine Forqueray
4 La Rameau 4:21
5 La Guignon 3:17
6 La Leon 3:26
7 La Boisson 3:05
8 La Montigni 2:57
9 La Sylva 4:02
10 Jupiter 3:52

Harpsichord – Gustav Leonhardt
Viola da Gamba – Sigiswald Kuijken (tracks: 3, 4-10), Wieland Kuijken
Violin – Sigiswald Kuijken

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O zombeteiro Sigiswald Kuijken e Gustav Leonhardt

PQP

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