The Best of Jurassic World!
Anton Bruckner
Columbia Symphony Orchestra
Bruno Walter
Este disco certamente se qualifica tanto para o projeto BRUCKNER 200 ANOS! quanto para a série The Best of Jurassic World!
A Sinfonia No. 9 de Bruckner é uma das mais lindas e aqui temos uma gravação antológica. Ademais, Bruno Walter nasceu em 1876, em Berlim e foi amigo de Gustav Mahler. Ele ficou famoso por suas interpretações das obras de compositores austro-germânicos como Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms, Wagner, Bruckner e seu amigo Mahler. Foi o maestro que regeu a primeira apresentação da Canção da Terra, em 1911.
Em 1939 Bruno Walter mudou-se para os Estados Unidos, escapando dos horrores da guerra e do nazismo. No novo mundo passou a gravar seu repertório para a Columbia, regendo a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. Em fevereiro de 1957, teve um ataque cardíaco enquanto gravava a Segunda Sinfonia de Mahler. No entanto, em 1958 ele terminou a gravação da apropriadamente chamada Sinfonia da Ressurreição. Depois disso, Bruno Walter passou a gravar novamente seu repertório, mas em Los Angeles, onde morava, em Beverly Hills, com uma orquestra de estúdio, formada por músicos da Filarmônica de Los Angeles e de músicos dos estúdios de Hollywood, nomeada Columbia Symphony Orchestra. Essas gravações tiveram a extra motivação da nova tecnologia – estéreo – e ficaram conhecidas por terem sido feitas durante seu ‘Indian Summer’. A gravação desta postagem é um ótimo exemplo do sucesso da empreitada.
Anton Bruckner (1824 – 1896)
Sinfonia No. 9 em ré menor
- Feierlich, misterioso
- Bewegt, lebhaft
- Langsam, feierlich
Columbia Symphony Orchestra
Bruno Walter
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MP3 | 320 KBPS | 135 MB
Trechos de críticas dispostas no site da Amazon: Bruno Walter once described his experience of understanding Bruckner. He said that for many years he didn’t especially like the music. Then one day he heard a Bruckner work while ill in bed. Disarmed, receptive and uninhibited by prejudice, the music overpowered him. Suddenly he understood.
That must have been an astounding epiphany, because this 9th could not be more subtle, more beautiful, exquisite, loving, serene, plumbing … I don’t have the words.
While Walter underplays the emotional weight of the music compared to a conductor like Karajan, Bruckner’s message of end of life resignation and fulfillment — especially in the closing pages of the finale — is more truthful and compelling than in more dramatic versions. It is as if Walter, at the end of his illustrious career, was perfectly suited to conduct this music, which was composed at the end of Bruckner’s life.
Aproveite!
René Denon