Quem ainda não ouviu a frase ‘Eu gosto de um piano bem tocado…’? Como se alguém preferisse ouvir um piano ser maltratado… Mas, quem não gosta de ouvir ao piano lindas melodias, especialmente as mais conhecidas, que nos trazem lindas memórias, lembranças queridas?
Este disco é assim, uma coleção de peças, breves em sua maioria, com as quais os pianistas brindam as audiências ao fim do recital. Eu me interessei em postar essa coleção por lembrar-me de uma fase boa da minha primeira vida.
Meu amigo Paulo e eu íamos a muitas lojas de discos na década de 1980 e os encontros com os frequentadores mais assíduos eram constantes, já havia até uma certa camaradagem entre nós. Os atendentes das lojas conhecíamos todos e os mais diversos eles eram. Um do qual gostávamos muito era o Sr. Rubens, que trabalhava numa loja do Shopping da Gávea, sempre com um colete de lã – por causa do ar condicionado – e um lenço de seda ao pescoço, que lhe dava um certo ar de lorde. Seu Rubens guardava no peito um coração de ouro, mas tinha uma maneira seca de ser, era bem formal. Era necessário um certo esforço para que ele permitisse uma maior proximidade. Deu-me generosamente umas tantas dicas e sempre boas sugestões. Mas, meu amigo e eu adorávamos provoca-lo com afirmações que sabíamos que ele contestaria sobre peças ou intérpretes dos quais ele não gostava.
Uma vez, estávamos lá, com os narizes enfiados nas gôndolas repletas de novidades, fazendo ginásticas mentais pensando nos parcos recursos que guardávamos nas carteiras, quando entrou no salão dos clássicos uma senhora que levou a paciência e a fleuma de Seu Rubens (Rubão, nas nossas conversas longe dele…) ao limite extremo. Ela queria um disco com peças avulsas para piano – para serem ouvidas durante o encontro com as amigas, para o chá e fofocas. E ela se esforçava – aquele assim, com pecinhas bonitas, uns bombonzinhos. Pois foi aí que Rubão não aguentou: Minha senhora, para comprar bombonzinhos é melhor ir a uma bomboniere…
Esse se tornou nosso bordão – tem aí, Seu Rubens, um disco com bombonzinhos? Ele mesmo não resistia à provocação e caíamos todos na gargalhada.
Pois então, nessa nossa ‘loja de discos’, onde nos encontramos virtualmente para fuçar as gôndolas em busca de boa música, agora também tem um disco com bombonzinhos e boa memória de amigos na música.
Gran Quizz PQP Bach: Relacione o nome das peças na coluna à esquerda com o nome do compositor, na coluna da direita.
- The Man I Love ( ) Schubert
- 21 Hungarian Dances, WoO 1: No. 1, Allegro molto ( ) de Falla
- Kuolema: Valse triste, Op. 44 No. 1 ( ) Chopin
- In das Album der Fürstin Metternich, WWV 94 ( ) Tchaikovsky
- El Amor brujo: VIII. Danza ritual del fuego ( ) Bach, C P E
- Easy Variations on Folk Themes, Op. 51: Merry Dance ( ) Gounod
- Keyboard Sonata in B Minor, Wq. 55 / 3, H. 244 ( ) Scriabin
- Tango (No. 2 from Espana, Op. 165) ( ) Mozart
- 3 Songs, Op. 21: III. Jeg giver mit digt til våren ( ) Satie
- Marche funèbre pour une marionnette ( ) Gershwin
- Suite bergamasque: Clair de lune ( ) Wagner
- 3 Pieces, Op. 2: I. Etude ( ) Prokofiev
- Foglio D’album ( ) Sibelius
- Moments Musicaux, D780: No. 3 in F minor ( ) Bach, J S
- 6 morceaux, Op. 51, TH 143: VI. Valse sentimentale ( ) Debussy
- Nocturnes, Op. 9: II. Andante en Mi Bémol Majeur ( ) Puccini
- Pieces From “Romeo And Juliet” – Montagues and Capulets ( ) Schumann
- Prelude in C Minor, BWV 999 ( ) Kabalevsky
- Das Butterbrot ( ) Grieg
- Kinderszenen, Op. 15: XIII. Der Dichter spricht ( ) Brahms
- Gymnopédie No. 1 ( ) Albéniz
Tristan Pfaff, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 146 MB
The encore, an end-of-concert ritual, is always highly appreciated by the audience. In a way, through them the listener gets to know the artist a little better, as encore choices reveal taste and personality. Thus, pianist Tristan Pfaff interprets above all pieces he loves: from the Baroque era of Bach to music of the 20th century by Prokofiev and Kabalevsky, a very broad musical horizon is proposed. Popular song is also present with Gershwin’s ‘The man I love’, in its piano version.
Aproveite!
René Denon
Un bonito disco que me llevó a buscar más discos de este intérprete, y encontré cosas muy interesantes, con autores desconocidos para mí.
https://www.prestomusic.com/classical/products/9258607–voltiges
Fico feliz em saber que a postagem despertou sua curiosidade…
Eu vou investigar esse aqui: https://www.prestomusic.com/classical/products/8766399–tableaux-denfance
Abraços!
RD