Semper Dowland,
semper dolens…
Dances of Dowland
Julian Bream
Dizem que a metade da vida ‘útil’ de um alaudista é gasta afinando o danado do instrumento. Como John Dowland viveu pouco mais de 60 anos, passou uns 20 dormindo e uns 10, pelo menos, afinando seus alaúdes… criando assim suas lindas melodias, as quais preenchia com poesias que tratavam das dores do amor, sofrência pura, melancolia. Mas, era a o que ditava a moda de então…
O próprio Dowland criou o trocadilho ‘Semper Dowland, semper dolens’ e a sua música mais conhecida é uma melodia que se chama ‘Lachrimae antiquae”.
Esse disco apresenta uma coleção de danças – galliardas, gigas e alemandas – interpretadas pelo espetacular Julian Bream. A produção é de 1964, portanto apresenta características pré-instrumentos de época, mas a arte de Bream é tão refinada e tão impecáveis são a sua técnica e o seu gosto que o disco merece toda a atenção.
Talvez não seja justo ou conveniente ouvir tudo de uma sentada, se você ainda não é do ramo (é claro, essa é apenas a minha opinião), mas é uma coleção à qual tenho retornado com muito gosto. Tenho uma queda especial pela Frog Gallaird, que apresenta a melodia da canção Now, O now, I needs must part. Veja lá e depois me conte…
John Dowland (1563 – 1626)
- The Earl Of Essex Galliard
- Lachrimae Antiquae
- My Lady Hunsdon’s Puffe
- Lord D’Lisle’s Galliard
- The Frog Galliard
- Lachrimae Verae
- The Shoemaker’s Wife (A Toy)
- Lady Rich Her Galliard
- Unnamed Piece (Almaine)
- Sir John Smith’s Almaine
- Melancholie Galliard
- Sir Henry Gifford’s Almaine
- Dowland’s First Galliard
- Vaux’s Gigge
- The Earl Of Derby His Gilliard
- Semper Dowland, Semper Dolens
Julian Bream, alaúde
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FLAC | 150 MB
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MP3 | 320 KBPS | 98 MB
Como disse John Duarte, da Gramophone: Many of today’s most famous lutenists began with but abandoned the guitar; Bream has maintained a uniquely distinguished career with both instruments. […] If he is not a ‘real’ lutenist then few will know the difference and fewer will care about it; most will happily settle for these wonderfully live and human performances of music by the greatest of all English lutenists, as I feel Dowland himself might have done. The sound is magnificent […]. This is, pace the purists, as important a recording of lute music as any on offer, a statement of what this marvellous music is really about.’
Aproveite!
René Denon
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Como eu gosto da música dos séculos XIV, XV e XVI! Obrigado, René Denon, por compartilhar! E assemelho-me a você: de outros períodos, digamos que de Vivaldi em diante, eu consigo ouvir tudo numa sentada – ou quase tudo -, saboreando com degustações calmas, claro, mas quando se trata de música renascentista ou medieval, saboreio aos poucos e paro, tal qual aquele vinho que queremos tomar amanhã, mas sem abrir mão da taça de hoje. Abraços.