IM-PER-DÍ-VEL !!!
Este é o volume 1 da coleção cuja capa está ao lado. Viktor Tretiakov (1946) é um daqueles gênios violinistas russos da estirpe de Jascha Heifetz, David Oistrakh, Leonid Kogan e Oleg Kagan. O Concerto de Boris (diz-se Barís) Tchaikovsky é colocado como aperitivo do Shostakovitch Nº 1. Boris não tem o caráter único de Shosta, mas é certamente uma peça que deveria ser executada com mais frequência. Ele é muito bom compositor, sem relação com o famoso Tchaikovsky. Aparentemente compôs muita música, era bem visto na União Soviética e teve a coragem de recusar ceder à pressão do governo para denunciar alguns colegas músicos. É um concerto um tanto sombrio, mas que impressiona pela alta qualidade, valorizada pelo grande Tretiakov.
Por ter ouvido tantas gravações do Concerto Nº 1 para Violino e Orquestra de Shostakovich, estou em boa posição para julgá-la. Acredito que esta apresentação ao vivo por Tretiakov é inigualável. O coração desta peça é a Passacaglia do terceiro movimento (depois da introdução orquestral e antes da cadência). Além de ser potente e comovente, como é Shostakovich em grande parte, é das músicas mais belas que o compositor escreveu, e alcança aquela união misteriosa e milagrosa do trágico e do sublime tão bem… Essas qualidades são tão bem expressas aqui por Tretiakov, em parte devido à sua habilidade de criar um som quase vocal com seu instrumento. Ouve-se um verdadeiro arco narrativo, uma história. É uma performance surpreendente e de cair o queixo. As outras gravações do Nº 1 que valem muito a pena ouvir são, na ordem, Oistrakh / Mravinsky, Kogan / Svetlanov, Oistrakh / Mitropoulos e Kogan / Kondrashin.
Boris Tchaikovsky (1925-1996): Concerto para Violino / Dmitri Shostakovich (1906-1975): Concerto Nº 1 para Violino (Viktor Tretiakov)
Violin Concerto
Composed By – Boris Tchaikovsky
1-1 Andante 14:33
1-2 Allegro 21:46
Violin Concerto No: 1 In A Minor, Op. 99
Composed By – Dmitri Shostakovich
1-3 Nocturne: Moderato 10:31
1-4 Scherzo: Allegro 6:19
1-5 Passacaglia: Andante Cadenza 14:06
1-6 Burlesque: Allegro Con Brio 5:02
Viktor Tretiakov, violin
Arnold Katz (tracks 1 to 2)
Russian State Symphony Orchestra (tracks 1 to 2)
Vladimir Fedoseyev (tracks 3 to 5)
Grand Symphony Orchestra (tracks: CD 1 (3 to 5)
PQP
Tive a oportunidade de ver esse grande violinista ao vivo, em Florianópolis, ali no final dos anos 80. Se apresentou com uma Orquestra de Câmera Russa, que ele mesmo dirigiu. Apresentaram As Quatro Estações, de Vivaldi, e a belíssima Sinfonia nº 45, de Haydn, intitulada “Sinfonia do Adeus”, que foi interpretada à luz de velas. Os presentes no Teatro do CIC puderam desfrutar de duas horas de puro prazer, com uma interpretação espetacular de ambas as obras. Até saímos meio zonzos do Teatro.
Será que eles vieram a Porto Alegre e eu perdi?
Já faz muito tempo, mas creio que devem ter passado por aí.