Gustav Mahler (1860 – 1911): Mahler para Milhões – Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera & Rafael Kubelik ֍

MAHLER

Movimentos de Sinfonias

OS da Rádio da Baviera

Rafael Kubelik

 

No início da década de 1970 chegaram às lojas de discos alguns LPs com títulos do tipo ‘Mozart para Milhões’, ‘Schubert para Milhões’… Era uma série que buscava conquistar um maior público para a música clássica, na linha da série ‘Concertos para Milhões’ e a famosa coleção dos LPs com capas ilustradas com gatinhos. Nesta série o foco era o compositor e foi o LP ‘Mahler para Milhões’ meu primeiro contato com a música de Gustav Mahler e isso abriu uma nova dimensão em meu universo musical.

Eu nunca ouvira algo mais pungente quanto o Adagietto da Quinta Sinfonia – faixa que abre o lado A do disco. E considerem que a minha vitrola de então era parte de um três-em-um da Sharp, não exatamente um Hi-Fi. Essa peça se tornou mais popular após o filme ‘Morte em Veneza’, de Luchino Visconti, do livro de Thomas Mann.

A segunda faixa não poderia ser mais contrastante da primeira – um scherzo que inicia nas cordas graves, asperamente, o segundo movimento da Primeira Sinfonia. No trio experimentamos a forma como Mahler faz essa imensa orquestra tocar como se fosse uma orquestra de câmara.

Em seguida um enorme Lied com acompanhamento de orquestra, outra especialidade mahleriana. Urlicht – Luz Primordial – tem como base um poema da coleção Des Knaben Wunderhorn e acabou se tornando a abertura do último movimento da Segunda Sinfonia, a ‘Ressurreição’.

As portas do céu se abriram na quarta faixa e os anjos cantaram ‘Bim, bam, bim, bam […]’ o curto quinto movimento da Terceira Sinfonia. Esse movimento é descrito assim pelo site da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: Sem interrupção, o movimento seguinte, embora breve, emprega, além da voz solista, um coro feminino e um coro de vozes de crianças. Este evoca sons de sinos que, ao lado da vivacidade rítmica da orquestra e da leveza do coro feminino, tem algo de primavera, respondendo ao verão do movimento inicial. Seguindo o sentido do texto, a atmosfera da seção central é contrastante, antes de uma conclusão surpreendente.

No lado B do disco fazemos contato com o aspecto monumental, gigante das obras de Mahler – a metade final da chamada Segunda Parte da Oitava Sinfonia, conhecida como a Sinfonia dos Mil, uma referência ao números de músicos e cantores necessários para a sua realização. Um certo exagero, é claro, mas nem tanto. A segunda parte dessa sinfonia tem como ‘script’ um símbolo da literatura germânica, o “Fausto” de Goethe, em sua cena final. Para ter uma ideia das forças envolvidas nessa tarefa, veja os créditos na sequência da postagem.

Todas as peças do LP foram tiradas de um dos ciclos pioneiros das Sinfonias de Mahler, gravadas pela Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera sob a regência de Rafael Kubelik.

Este ciclo é o primeiro item da lista das melhores gravações das obras de Mahler da revista Gramophone e realmente é uma excelente introdução. Se você já conhece a música de Mahler poderá desfrutar da música dessa postagem como uma coleção de lindos highlights que lhe estimularão a ouvir as obras completas de onde os movimentos foram retirados. Se você ainda não se aventurou por essas águas, esse disco lhe oferecerá uma ótima porta de entrada. De qualquer forma, simplesmente aproveite essa oportunidade.

Gustav Mahler (1860 – 1911)

Lado 1

Sinfonia No. 5 em dó sustenido menor

  1. Movimento – Adagietto

Sinfonia No. 1 em ré maior – ‘Titã’

  1. Movimento

Sinfonia No. 2 em dó menor – ‘Ressurreição’

  1. Movimento – Urlicht (de Des Knaben Wunderhorn)

Sinfonia No. 3 em ré menor

  1. Movimento – ‘Lustig im Tempo und keck im Ausdruck: Bimm bamm!’

Lado 2

Sinfonia No. 8 em mi bemol maior

  1. Final

Norma Procter, contralto [Faixa 3]

Coro Toelzer de meninos [Faixa 4]

Coros das Rádios da Baviera, do Norte da Alemanha e do Oeste da Alemanha; Coro de meninos da Catedral de Regensburg; Coro feminino do Coro de Motetos de Munique [Faixa 5]

Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera

Rafael Kubelik

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 94 MB

When it comes to Mahler’s 10 symphonies (or nine and a half, given that only the Adagio of No 10 is played), Kubelík vies with the best of his rivals, offering us Mahler as pantheist, nature lover, humanist and only reluctant neurotic. Rob Cowan, da Gramophone

FDP Bach postou o ciclo completo nestas páginas. Se você quiser preencher os ‘espaços’ entre os movimentos desta postagem, pode começar a busca, agora.

Aproveite, você que é um dos milhões de seguidores do blog…

René Denon

PQP Bach Quizz: Para que serve a máquina que aparece estilizada na capa do LP?

a) Misturador de acordes

b) Máquina de fazer sorvete na região de Munique

c) Moedor de carne para fazer Salsichas Frankfurter

d) Moedor de Café do English Garten, de Munique

e) NRA

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário