Claude Debussy (1862-1918): Prélude à l’après midi d’un faune / Nocturnes / Images / Le Martyre de Saint Sébastien (Fragments Symphoniques) – Maurice Ravel (1875 – 1937): Rapsodie Espagnole / Pavane pour une infante défunte – London Symphony Orchestra & Pierre Monteux ֎

The Best of Jurassic World!

Debussy & Ravel

London Symphony Orchestra

Pierre Monteux

Música para se ouvir na manhã de um dia de festa! – muito apropriado pois hoje é a manhã do dia que se celebra o Santo Guerreiro – Salve Jorge! O sol está espetacular e a manhã, irretocável!

Este arquivo reúne gravações feitas no fim da vida de Pierre Monteux, que já era uma lenda – o homem que regeu a estreia da Sagração da Primavera, de Stravinsky.

Entre os dias 11 e 13 de dezembro de 1961, Pierre Monteux gravou no Kingsway Hall, em Londres, o primeiro disco como o Principal Regente da London Symphony Orchestra. Lado A, Debussy, e lado B, Ravel. As faixas do lado A são as primeiras três faixas virtuais deste arquivo: O Prélude e dois Noturnos. Creio que o terceiro Noturno não foi gravado por demandar o tal coro feminino, mas isso é pura especulação minha. As faixas do lado B, composições de Ravel, estão no final do arquivo, as faixas virtuais enumeradas de 13 até 17.

Pierre ensaiando a PQP Bach Orchestra – fortíssimo!

O resto do arquivo, as faixas virtuais numeradas de 4 até 12 foram gravadas dois anos depois, e fazem parte de um LP dedicado apenas a música de Debussy. Lado A, Images, para orquestra, Lado B fragmentos sinfônicos para uma peça de Gabriele D´Annunzio, sobre São Sebastião, outro santo bastante venerado aqui na região do Rio de Janeiro.

Você pode programar seu sistema e ouvir um disco de cada vez ou pode também simplesmente colocar a coisa toda para tocar e se deliciar com o programa. Nas críticas que andei lendo para a postagem é mencionado a diferença entre as gravações feitas no fim de 1961 daquelas feitas perto de dois anos depois, bem no fim da vida de Monteux.

Two years earlier Monteux was in much finer form. As well as the expected orchestral refinement there is the overall sweep lacking in 1963, the clouds passing steadily overhead and the Fêtes celebrated with tingling vitality.

Dois anos antes, Monteux estava em muito melhor forma. Além do esperado refinamento orquestral, há a empolgação que faltou em 1963, as nuvens passando constantemente por cima e as Fêtes celebradas com vitalidade de arrepiar.

Eu ouço essas gravações há muito tempo e sempre tive muitíssimo prazer em ouvi-las. Assim, decidi reunir aqui esse pacote para a primeira edição desta série (espero que haja outras edições) de Tesouros do Tunel do Tempo ou The Best of Jurassic World.

PS: Monteux gravou com a LSO outras peças de Ravel, com destaque para o balé completo Daphnis et Chloé. Espero que eventualmente essas gravações apareçam aqui. Você não perde por esperar.

Claude Debussy (1862 – 1918)

Prélude à l’après-midi d’un faune

  1. Prélude

Nocturnes

  1. Nuages
  2. Fêtes

Images pour orchestre

  1. I Gigues
  2. II Ibéria – Par Les Rues Et Par Les Chemins
  3. II Ibéria – Les Parfums De La Nuit
  4. II Ibéria – Le Matin D’un Jour De Fête
  5. III Rondes De Printemps

Le Martyre de Saint Sébastien – Symphonic fragments

  1. La cour de Lys
  2. Danse extatique et final du 1er Acte
  3. La Passion
  4. Le Bon Pasteur

Maurice Ravel (1875 – 1937)

Rapsodie Espagnole

  1. Prélude à la nuit
  2. Malagueña
  3. Habanera
  4. Feria

Pavane Pour Une Infante Défunte

  1. Pavane

London Symphony Orchestra

Pierre Monteux

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 233 MB

… Cet enregistrement est un souvenir précieux, je l’écoutais, chez mes parents; tout début des années 60, c’était un bel album “Trésor Classique” de chez PHILIPS. Je ne me souviens, cependant que du Martyr de Saint-Sébastien. Il me semble, que l’éditeur a fait un peu de remplissage, mais quel remplissage ! Images, Nocturnes … Heureuse réédition, sous étiquette Decca, à petit prix.

… Essa gravação é uma lembrança preciosa, eu costumava ouvi-la na casa dos meus pais, no início dos anos 60, era um belo álbum “Trésor Classique” da PHILIPS. Lembro-me, porém, apenas do Martírio de São Sebastião. Parece-me que o editor fez um pouco de filler, mas que filler! Images, Nocturnes… Feliz reedição, no selo Decca, a um preço baixo. (0800 aqui no PQP Bach…)                                 TOMMY

Aproveite! The Best of Jurassic World!

René Denon

Monteux e a London Symphony Orchestra

Alguns autênticos habitantes do Mundo Jurássico:

Beethoven (1770-1828): Sinfonias Nos. 5 & 7 – Chicago Symphony Orchestra – Fritz Reiner

Diversos Compositores: Günter Wand em Concerto ֍

Deixe um comentário