Debussy & Poulenc
Sonatas para Violoncelo
& outras peças
Jean-Guihen Queyras
Alexandre Tharaud
Un album entièrement français… Claude Debussy e Francis Poulenc contribuíram imensamente para estabelecer a identidade musical francesa, compondo música que é a um só tempo refinada, emotiva, mas também com espaço para gaiatice, ironia. E foram inovadores, verdadeiramente criativos.
A primeira vez que ouvi a sonata para violoncelo e piano de Debussy foi no disco de Rostropovich e Britten. Depois, a ouvi novamente, ao lado das suas outras sonatas, no disco da Philips, com Gendron, Grumiaux e o resto da gang. Eu gosto muito dessas obras, em particular da sonata para flauta, viola e harpa.
A música de Poulenc eu descobri um pouco mais tarde, mas agora está sempre presente em minhas playslists. A sua sonata para violino, assim como a sonata para violoncelo, está entre as minhas preferidas, mas Poulenc também compôs lindas sonatas com instrumentos de sopro que vale a pena explorar.
Esse disco todo francês, tem por intérpretes dois expoentes de uma nova geração de músicos franceses que assegura uma continuidade de excelência musical. Jean-Guihen Queyras é violoncelista de primeira e Alexandre Tharaud pianista que tem no repertório bem mais do que só música francesa. Os dois músicos já andaram por aqui, visitando a terrinha, e se você tiver a oportunidade, vá vê-los.
Não deixe de se deliciar com as duas sonatas e também com as outras peças que completam o disco. A valsa ‘La plus que lente’, uma versão para violoncelo e piano da conhecida peça para piano. Do lado mais exótico temos a bagatela de Poulenc, que é seguida pela linda serenata. Um álbum para ser saboreado…
Claude Debussy (1862 – 1918)
Sonata para violoncelo e piano em ré menor
- Prologue
- Sérénade
- Finale
Valsa para piano
- Valsa “La plus que lente”
Francis Poulenc (1899 – 1963)
Sonata para violoncelo e piano, Op. 143
- Allegro – Tempo di Marcia
- Cavatine
- Ballabile
- Finale
Duas Peças
- Bagatelle in D minor
- Serenade
Suite française (d’après Claude Gervaise), FP80
- Bransle de Bourgogne
- Pavane
- Petite marche militaire
- Complainte
- Bransle de Champagne
- Sicilienne
- Carillon
Claude Debussy (1862 – 1918)
Duas Peças
- Scherzo
- Intermezzo para violoncelo e piano, L. 27
Jean-Guihen Queyras, violoncelo
Alexandre Tharaud, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 142 MB
Conheci a sonata de Poulenc graças ao Alexandre, que acredito (embora ainda não tenha conseguido fazê-lo admitir) deve ter aprendido a tocar essa música antes de começar a andar; ela parece fluir de seus dedos como se fosse uma segunda natureza. JG Queyras
un album à savourer…
Aproveite!
René Denon
Esse CD só pode ser MUITO BOM. Baixando…
very nice, thank you. -regards, a.v.
indeed!
you are welcome!
rd