Aí alguém se importa se for postada mais uma versão desses monumentos da literatura violinística? Ainda mais com uma grande especialista no repertório, Rachel Podger? E gravação esta que procurei como um alucinado quando soube de seu lançamento?
Os nossos mais fiéis e antigos leitores / ouvintes devem se lembrar de uma gravação dos concertos para cravo que postei há algum tempo atrás com o Pierre Hantaï, que me deixou maravilhado. Reconheço que o impacto desta gravação da Podger não foi tão grande num primeiro momento quanto aquela gravação do Hantaï. Mas temos de tirar o chapéu para esta excepcional instrumentista e pesquisadora do barroco. Ela arrisca e se dá muito bem. Começando pelo reduzido número de instrumentistas que a acompanham:apenas sete músicos, mas sete músicos especialistas neste repertório, e que Podger dirige com competência e talento.
Em tempo: Mestre Avicenna assoprou velinhas nessa última semana. Apesar de estar afastado do blog por motivos particulares, mantemos contato direto. Há algum tempo atrás ele se deu ao trabalho de mandar para alguns membros do blog cópias de um excepcional filme, ou mini-série se preferirem, do Fassbinder, e não nos cobrou nada por isso.
Dedico então esta postagem à sabedoria e generosidade deste grande intelectual com quem tenho o prazer de compartilhar este espaço.
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Violin Concertos – Podger
01. Concerto in A Minor, BWV 1041 – 1. Allegro
02. 2. Andante
03. 3. Allegro Assai
04. Concerto in E Major, BWV 1042 – 1. Allegro
05. 2. Adagio
06. 3. Allegro Assai
07. Concerto in G Minor After BWV 1056 – 1. Allegro
08. 2. Largo
09. 3. Presto
10. Concerto in A Major After BWV 1055 – 1. Allegro
11. 2. Larguetto
12. 3. Allegro Ma Non Tanto
Brecon Baroque
Rachel Podger – Violin & Director
FDP
Belo post, FDP.
E saudações ao mestre Avicenna!
Saudações, jovem Carlinus!
Avicenna
Bela postagem. Não tinha esta gravação. Obrigado.
Uma belíssima interpretação, com muita musicalidade e sem a intenção de provar virtuosidade. Alguns violinistas executam essas peças com excesso de velocidade e o que se perde é a música. O crítico do site ClassicsToday elogia esta gravação: http://www.classicstoday.com/review/review-15738/
Quando eu era pequeno e saia com minha mãe, às vezes ela cruzava com uma amiga e eu ouvia:
– Como seu filho cresceu e está bonito, comadre!!
E minha mãe respondia: – São os seus olhos, comadre, são os seus olhos!
Hoje eu repito: são os seus olhos, fdpbach, são os seus olhos!
Muito obrigado pela sua consideração!
Um enorme abraço!!!
Avicenna
Bela gravação! Como mudou a interpretação com instrumentos barrocos! Bravo Rachel Podger e obrigado pelo post!
São seus olhos, fdpbach, são seus olhos ……..
oserdamusica.blogspot.com alguem sabe se foi fechado; faz muito tempo que nao ha um novo post; se algo passou com o senhor que o fazia?
O Carlinus resolveu dar um tempo nas postagens. Não sei se volta. Sua rotina é muito puxada, e já estava sem tempo.
uma lastima… mas ainda temos PQPBach; mas como a saida tinha sido tao abrupta achei que ele nao estevese bem de saude. obrigado.
Bela postagem FDP! Baixando…
Bela postagem, FDP! Baixando…
ESPETACULAR! Só tenho a agradecer pelo compartilhamento de tão maravilhosa gravação. Baixei e estou ouvindo no trampo, em meio a planilhas e normas técnicas, com fone de ouvido (meus colegas do trampo não curtem música clássica e sempre reclamam quando estou sem fone).
Ontem ouvi os concertos BWV 1041 e BWV 1042 em casa com a gravação do Dunedin Consort (que é muuuuuuito boa), e pensei que certamente não deveria haver outra melhor. Mas essa com a Rachel… minha nossa! Me deixou na dúvida <3
🙂