MOZART
Le nozze di Figaro – Abertura
Concerto para Violino No. 3
Sinfonia Júpiter
Le Concert de la Loge
Julien Chauvin
Aqui [em Praga] todos só falam de uma coisa – Fígaro;
Nada é tocado, assobiado, cantado ou cantarolado como – Fígaro!
Mozart escreveu de Praga para um Gottfried Emilian, de Viena: Eu vejo com enorme prazer as pessoas saltitando de puro deleite ao som da música de meu Fígaro, arranjado inteiramente como contradanças ou danças alemãs – Figaro, um não mais se acabar de Fígaro! Uma enorme honra para mim!
Pois é uma alegria saber que Mozart desfrutou do sucesso dessa ópera com música maravilhosa. Pois é com a abertura dessa obra que começa esse disco, da orquestra HIP, Le Concert de la Loge, regida pelo seu fundador, que também toca o violino e é o solista na próxima peça – o Concerto No. 3, em sol maior, K. 216, com seu deliciosos rondó final.
Talvez eles assustem um pouco, no início, pois que se atracam com o Fígaro em high speeds, mas depois as coisas vão se serenando um pouco mais. As peças são muito bem escolhidas, a Sinfonia Júpiter, enorme para os padrões da época, é uma maravilhosa peça e devia ser mais tocada.
Enfim, um programa especial para quem gosta da música de Mozart, mas com ares mais clássicos do que românticos, se é que você me entende…
Julien Chauvin estudou violino, especializou-se em música antiga, ganhou vários prêmios e, por dez anos, participou do grupo Le Cercle de l’Harmonie, cuja direção dividiu com Jérémie Rhorer. Julien também tocou em vários grupo e orquestras barrocas até que em 2015 fundou uma nova orquestra especializada em música antiga, a Le Concert de la Loge. A inspiração veio de uma orquestra que fora fundada em 1783 pelo Conde d’Ogny – Concert de la Loge Olympique, o conjunto que encomendou as Sinfonias Paris, de Haydn. Aliás, esse grupo [o grupo do Chauvin, é claro… ah, marvada língua…] gravou essas sinfonias, intercaladas com obras de compositores franceses que fizeram sucesso naqueles dias, mas que hoje raramente têm suas obras executadas.
O disco tem todas as características dos álbuns de grupos que usam instrumentos e práticas de época, como os ritmos mais rápidos, maior transparência no som, maior equilíbrio entre os grupos de instrumentos. Acho que vale a pena ouvi-los!
A alegria de Mozart certamente seria grande, caso ele soubesse!
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Le Nozze di Figaro
- Abertura
Concerto para Violino No. 3 em sol maior, K. 216
- Allegro
- Adagio
- Rondeau: Allegro
Sinfonia No. 41 em dó maior, K. 551 – Júpiter
- Allegro vivace
- Andante cantabile
- Menuetto – Allegretto
- Molto alegro
Le Concert de la Loge
Julien Chauvin, violino e regência
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 325 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 152 MB
In any case, the French musicians’ view of Mozart represents an interesting alternative to that of the competition from other historically informed ensembles. The successful recording technique of this download does the rest to make the Mozart album by Le Concert de la Loge recommendable.