Different Trains (1988) é uma importante obra de Steve Reich. Alguns pensam ser sua obra-prima. Há tantas… Mas ainda fico com Music for 18 musicians e outras. Different Trains foi escrita para quarteto de cordas, vozes e sons, ambos “sampleados”, registrados em estações de trens. Os trens sempre fizeram parte da vida do compositor e o segundo movimento sugere judeus — Reich é judeu — sendo levados para campos de extermínio.
Different Trains foi inspirada pelas memórias pessoais de Reich. Desde criança ele viajava de trem da casa de sua mãe para a de seu pai. Estes eram divorciados e o pequeno Steve era obrigado a viajar frequentemente de trem entre Nova Iorque e Los Angeles — imaginem o tempo que levava uma viagem dessas — enquanto outros judeus eram levados a outros lugares no Velho Mundo por muito mais tempo. Ou não. O ma-ra-vi-lho-so Kronos Quartet acompanha as gravações feitas nas estações que incluem nomes de cidade, sons de trens, sirenes, etc. Como a Music for 18 musicians, aqui também o movimento é perpétuo e a aparente simplicidade esconde detalhes e mais detalhes. Merece audição atenta. Os sons falados que “cantam” foram retirados de gravações autênticas realizadas nas próprias estações de trem, inclusive os da nazista, excetuando-se os anos correspondentes à música. Ouçam porque vale a pena.
Electric Counterpoint (1987) é uma obra para uma guitarra — a de Pat Metheny, neste caso — tocando 10 temas pré-gravados, que são ouvidos um sobre o outro. Cada nota é absolutamente clara e o conjunto se altera gradualmente. O trabalho de Metheny faz muito pela peça. É excelente música, mas acho que o aspecto sociológico de Different Trains meio que abocanha o CD para si…. Imerecido, pois Electric Counterpoint é DEMAIS.
Steve Reich (1937) – Different Trains / Electric Counterpoint
1. Different Trains – America-Before the War (movement 1)
2. Different Trains – Europe-During the War (movement 2)
3. Different Trains – After the War (movement 3)
4. Electric Counterpoint – Fast (movement 1)
5. Electric Counterpoint – Slow (movement 2)
6. Electric Counterpoint – Fast (movement 3)
Kronos Quartet
Pat Metheny
PQP
Caro, PQP Bach,
Hoje enviei os últimos links,da minha modesta contribuição, para seu e-mail. Ainda não agradeci por algumas obras que eu só conheci através desse blog, tavez conhecesse mas demoraria um pouco mais… Muito obrigado, principalmente pelos Organ Works e a Paixão por São João de Bach, são obras maravilhosas!
Até mais!
Muito melhor o novo visual do Rapid, mais simples, e mais profissional. Pena que o tratamento para com nós mendicantes não tenha se tornado nem um pouco mais cordial… e agora o número de garranchos que deveriam coprresponder a um gato é variavel.
Use o programa mipony, baixa os arquivos automaticamente, sem precisar acessar o site.
o link está quebrado!
Não conhecia a obra, e achei muito interessante. Obrigada por disponibilizar!
hi fubliziten bach, can you maybe renew this link ? also maybe just maybe can u post steve reich Tehillim ? thanks
O link não existe mais!
Boa tarde.
Seria interessante que este site não enveredasse para o lado político.
Afinal, o que seria da cultura europeia se fosse vista pelo lado político.
Obrigado.
Sensato.
Queria entender esse passe de mágica que consegue separar cultura de política. A tal “cultura européia”, por exemplo, nunca fez isso, desde Carlos Magno pelo menos.
Ainda mais falando de Steve Reich. Você deveria conhecer a luta do compositor pelos direitos civis e contra o racismo. Abraços, e não vote no Bolsonaro se você gosta de música e cultura.
Valeu demais pela rapidez. Link 100% agora!
Sabe-se muito bem qual o real sentido de “não enveredar para o lado político”. Geralmente, não está longe da vigarice, cinismo e dissimulação, especialmente depois de tudo o que ocorreu na pandemia.
Nunca o ditado “Quem cala, consente!” foi mais apropriado.
Sim!