VIVALDI
L’estro armonico, Op. 3
(mais os arranjos de Bach)
Concerto Italiano
Rinaldo Alessandrini
Antonio Vivaldi é mais conhecido pelos quatro primeiros concertos de seu Opus 8, Il cimento dell’armonia e dell’inventione, chamados ‘As Quatro Estações’. Mas, o primeiro conjunto de concertos de sua autoria a ser publicado em Amsterdam, em 1771, foi seu Opus 3, L’estro armonico – um conjunto com quatro concertos para um violino, quatro para dois violinos e quatro para quatro violinos.
Vivaldi foi um mestre da propaganda, nomeando maravilhosamente suas publicações. Il cimento dell’armonia e dell’inventione pode ser traduzido como A mistura amalgamada da harmonia e da invenção e L’estro armonico, algo como O fantástico espírito criativo e a harmonia…
O regente e cravista desta maravilhosa gravação da postagem explica em uma entrevista o sentido da palavra: ‘Estro is an attitude. You could translate it as a combination of fantasy and skill. In Italian, to be estroso is to be someone who has imaginative ideas, and lots of them’. Arriscando uma tradução: ‘Estro é uma atitude (essa parte foi mole…). Você poderia traduzir esta palavra como uma combinação de fantasia e habilidade. Em italiano, ser estroso é ser alguém com ideias imaginativas, muitas delas’. Ah, no Dicionário de Palavras Cruzadas, estro significa ‘veia artística’!!
Este conjunto de concertos chamou a atenção do mundo musical da época para a inventividade do padre e, em especial, a atenção de Johann Sebastian Bach, que além de genial, estava muito atento ao que acontecia ao seu redor. Ele tanto estudou e provavelmente interpretou estes concertos que arranjou seis deles em diferentes combinações de instrumentos. Três concertos para um violino foram transcritos para cravo solo, dois concertos para dois violinos (um deles também um violoncelo) foram transcritos para órgão e o mais espetacular deles, para quatro violinos, foi transcrito para quatro cravos e cordas.
Esta gravação, além de nos apresentar os concertos de Vivaldi em uma estrosa gravação com instrumentos de época e com um instrumento para cada parte, também traz as transcrições feitas por Bach, em seguida de cada um dos respectivos concertos originais de Vivaldi.
Sobre a inventividade que o padre veneziano exibiu na composição destes maravilhosos concertos, veja o que o Alessandrini disse: ‘All these ideas coming one after another creates a suspense – nobody can say what’s coming in the next bar’. (Todas essas ideias surgindo uma após a outra cria um suspense – ninguém consegue dizer o que virá na próxima barra’.)
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
L’estro armonico, Op. 3
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Seis concertos para diferentes combinações de instrumentos
Vivaldi – Concerto No.1 para quatro violinos em ré maior RV 549
Vivaldi – Concerto No.2 para dois violinos em sol menor RV 578
Vivaldi – Concerto No.3 para violino em sol maior RV 310
Bach – Concerto cravo solo em fá maior BWV 978 (arranjo do Concerto RV 310)
Vivaldi – Concerto No.10 para quatro violinos em si menor RV 580
Bach – Concerto para quatro cravos lá menor BWV 1065 (arranjo do Concerto RV 580)
Vivaldi – Concerto No.11 para dois violinos e violoncelo em ré menor RV 565
Bach Concertor para orgão (solo) em ré menor BWV 596 (arranjo do Concerto RV 565)
Vivaldi – Concerto No.12 para violino em mi maior RV 265
Bach – Concerto cravo solo BWV 976 em dó maior (arranjo do Concerto RV 265)
Vivaldi – Concerto No.4 para quatro violinos em mi menor RV 550
Vivaldi – Concerto No.5 para dois violinos em lá maior RV 519
Vivaldi – Concerto No.6 para violino em lá menor RV 356
Vivaldi – Concerto No.7 para quatro violinos em fá maior RV 567
Vivaldi – Concerto No.8 para dois violinos em lá menor RV 522
Bach – Concerto para orgão (solo) em lá menor BWV 593 (arranjo do Concerto RV 522)
Vivaldi – Concerto No.9 para violino em ré maior RV 230
Bach – Concerto para cravo solo em ré maior BWV 972 (arranjo do Concerto RV 230)
Andrea Buccarella,
Salvatore Carchiollo,
Ignazio Schifani, cravos
Lorenzo Ghielmi, órgão
Concerto Italiano
Rinaldo Alessandrini, cravo e regência
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FLAC | 856 MB
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MP3 | 320 KBPS | 372 MB
Sobre o conjunto, os solistas e a gravação, a crítica na Gramophone não poupa elogios: ‘I can’t remember when I last enjoyed a Vivaldi album as much as this’.
Having previously tackled Vivaldi’s operas, a vibrant sense of theatre clings to Alessandrini’s every interpretative decision; and while he’s typically all over the detail, he never loses sight of how movements relate to one another. BBC Music Magazine
Of particular note is the organ playing by Lorenzo Ghielmi, who has a great knack for picking vibrant registrations, and the lovely integrated harpsichord playing by Alessandrini, Andrea Buccarella, Salvatore Carchiolo, and Iganzio Schifani. All in all, this set of discs ranks right up among the best renditions of the concertos. Fanfare
Aproveite, este é ‘papa fina’!
IM-PER-DÍ-VEL!!!
IM-PER-DÍ-VEL !!! (2)
obrigado! Neste pouco tempo já se tornou um de meus registros favoritos. Quando acaba um concerto e advém um arranjo, sente-se o poder expressivo dessas obras, ao atravessarem de um mestre para outro. Além disso, a interpretação tem bastante vida, não se limita a ser um apetrecho da busca por correção histórica.
Olá, Otávio!
É ótimo receber essa sua mensagem!
Bom fim de ano!
Felicidades
RD