Raphael Rabello & Dino 7 Cordas
Vibrações
Jacob do Bandolim
Época de Ouro
Postagem dupla com (o melhor da) música brasileira! Uma pergunta irrespondível: o que é música brasileira? Ah, mas é música que pode ser reconhecida imediatamente, isso sim! Uma frase que pesquei por aí: ‘Rica em sonoridade, criatividade e elementos rítmicos, a música brasileira talvez seja uma das mais conhecidas no exterior’.
Gosto do ‘talvez seja’. Mostra um certo cuidado, pois que não precisamos ser arrogantes nem ultra categóricos. E do fim da frase: uma das mais conhecidas no exterior… Para quem sofre de complexo de vira-lata, a afirmação que vem do ‘exterior’ é imediatamente acatada. Considerações assim agora deixadas de lado, vamos à postagem!
Adorei esse disco do Raphael Rabello e Dino Sete Cordas, tanto que decidi postá-lo. Na busca sobre mais informação para essas mal traçadas linhas, descobri que em 31 de outubro deste ano (2022), Raphael faria sessenta anos! Pois ele que se revelou um virtuose ainda muitíssimo jovem e teve de Herondino José da Silva, o Dino Sete Cordas, uma grande influência. Foi por isso que iniciou sua carreira musical tocando este instrumento. Assim, o primeiro disco da postagem é um encontro do aluno e do mestre, mas de certa forma é o encontro de dois mestres. O disco é uma pérola e precisa ser reconhecido.
Buscando informações sobre ele encontrei muitas louvações no Amazon e uma resenha interessante da qual ouso transcrever um pedacinho: Reza a lenda que o Raphael, com 10 anos de idade, teria escutado o Vibrações até o disco ficar imprestável, tentando imitar tudo o que o Dino fazia. Reza a lenda que o Raphael imitava até os óculos e o jeito de se vestir do Dino. Reza a lenda que o Dino inclinava o violão quando fazia uma baixaria pra o Raphael não ver.
Daí a motivação para a segunda postagem: o clássico Vibrações! Baixei do You Tube, para começar, e mandei vir o disco pelo Mercado Livre – tudo usando nosso riquíssimo orçamento do PQP Bach! E está aí, outro disco maravilhoso! A faixa ‘Lamento’ está tocando exatamente agora! Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, era famoso e foi inovador acrescentando algumas novidades ao Choro. Esse disco tem a primeira formação do conjunto Época de Ouro e foi gravado em 1967, pouco tempo antes da morte de Jacob. Os integrantes do conjunto eram: Dino Sete Cordas (Horondino José da Silva), tocando violão de sete cordas (😉), César Faria (Benedito Cesar Ramos de Faria) e Carlos Leite (Carlos Fernandes de Carvalho Leite), nos violões, Jonas Silva (Jonas Pereira da Silva), no cavaquinho, Gilberto d’Ávila, no pandeiro, e Jorginho (Jorge José da Silva), ritmista. César Faria é pai do Paulinho da Viola!
Sobre a música, basta ouvi-la e desfrutar! E se puder, divulgue! É muito boa para ficar esquecida…
Raphael Rabello & Dino 7 Cordas
- Conversa De Botequim (Noel Rosa e Vadico)
- Jongo (João Pernambuco)
- Escovado (Ernesto Nazareth)
- Alma De Violinos (Lamartine Babo e Alcyr Pires Vermelho)
- “1 X 0” (Um A Zero) (Pixinguinha e Benedito Lacerda)
- Odeon (Ernesto Nazareth e Hubaldo)
- Sons De Carrilhões (João Pernambuco)
- Segura Ele (Pixinguinha e Benedito Lacerda)
- Desvairada (Garoto)
- Graúna (João Pernambuco)
- Sonho De Magia (João Pernambuco)
Raphael Rabello, violão
Herondino José da Silva (Dino Sete Cordas), violão 7 cordas
Nas faixas Segura Ele, Conversa de Botequim, Graúna e 1 x 0, participação especial de Jorginho do Pandeiro, Neco do Cavaquinho e Celso Silva, na cacheta, tamborim, agogô e reco-reco
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC |189 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 90 MB
Vibrações
- Vibrações (Jacob Bittencourt)
- Receitas de Samba (Jacob Bittencourt)
- Ingênuo (Benedito Lacerda & Pixinguinha)
- Pérolas (Jacob Bittencourt)
- Assim Mesmo (Luiz Americano)
- Fidalga (Ernesto Nazareth)
- Lamento (Pixinguinha)
- Murmurando (Fon-Fon)
- Cadência (Joventino Maciel)
- Floraux (Ernesto Nazareth)
- Brejeiro (Ernesto Nazareth)
- Vesper (Ernesto Nazareth)
Jonas Pereira da Silva, cavaquinho
Carlos Fernandes de Carvalho Leite,
Benedito Cesar Ramos de Faria,
Horondino José da Silva, violões
Jacob Pick Bittencourt, bandolim
Gilberto d’Avila, pandeiro
Jorge José da Silva, percussão
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC |231 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 97 MB
Sobre o primeiro disco, de um entusiasta, no Amazon: Listen to the great contrapuntal back-and-forth. On your first few times through, you’ll be blown away by Raphael’s technique, but when you’ve listened to it twenty times you’ll keep listening to hear how Dino plays the 7 string. Wonderful music. ‘Must have’ for any guitar player.
Sobre o outro disco, veja aqui, aqui e aqui!
Aproveite (muito)!
René Denon
Muito obrigado MESMO !!!