Diversos Compositores
Peças para Piano a duas ou
a quatro mãos
Ludmilla Guilmault
Jean-Noël Dubois
Este disco está a um passo de ser um disco de gatinhos. Para quem teve o privilégio de viver o suficiente sabe que havia discos de (capas com) gatinhos, recheados com os melhores movimentos de música ‘clássica’, retirados do acervo (monumental) da gravadora Philips.
É claro que o resultado costumava ser uma coleção, uma antologia com os melhores momentos, mas que assim reunidos poderia resultar de uma Dança do Sabre, de Katchaturian, surgir após a Ária da Suíte Orquestral No. 3, de Bach… e ainda, a tal endiabrada dança dos furiosos guerreiros anteceder o (possivelmente) mais famoso movimento de uma Suíte Francesa – Clair de Lune, de Debussy. Mas os discos de gatinhos vendiam muito bem e levaram as sementes da música clássica para muitos futuros apreciadores.
Aqui temos assim uma coleção de ‘melhores momentos’, mas com um repertório que guarda uma maior afinidade, girando em torno de peças de música francesa ou próxima, para piano a duas ou a quatro mãos. Os dois intérpretes, Ludmilla Guilmault e Jean-Noël Dubois intercalam-se nos solos e eventualmente se juntam em algumas das faixas.
Este disco reúne peças de compositores de grande renome com peças brilhantes de compositores menos conhecidos e me surpreendeu pela sua contagiante amabilidade e alegria. Minha simpatia foi totalmente conquistada pelas duas peças de Séverac, que ocupam as faixas dois e três. Essas duas peças interpretadas a quatro mãos revelam lindas sonoridades e um frescor contagiante.
Assim, sem qualquer pudor de esbanjar alegria, o disco desfila peças de Debussy – alguns prelúdios, a já mencionada Clair de lune e dois irresistíveis movimentos da Petit Suite. A escolha entre os muitos prelúdios é bem interessante e diversa. O disco começa calmamente com Voiles, depois haverá poesia de Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir, as brincadeiras da Serenata interrompida e completará com as pirotecnias de Feux d’artifice.
Há duas nobres e sentimentais valsas de Ravel, assim como os tristes pássaros e dois deliciosos números da Suíte da Mamães Gansa.
Não poderia faltar alguma coisa bem-humorada da música de Camille Saint-Saëns, dois movimentos do Carnaval dos Animais: os contrastantes Hémiones e Aquarium. Fauré inaugura o clima fandango espanhol com o espetacular Le pas espagnol, da Suíte Dolly, e o clima continua com duas peças de Manuel de Falla – uma dança espanhola (de La Vida Breve) e a Dança Ritual do Fogo (de El Amor Brujo).
Para fechar o cortejo, em clima de bis, a Marcha Turca de Mozart, que em certos trechos ganha um reforço sonoro…
Um disco para ser ouvido pelo prazer das lindas peças e que para algumas pessoas pode servir para despertar o interesse por este tipo de música, assim como no passado fizeram os discos de gatinhos.
Claude Debussy (1862 – 1918)
Préludes, Livre 1, L. 117
- Voiles
Ludmilla Guilmault, piano
Déodat de Séverac (1872 – 1921)
En Vacances, Vol. 1
- Où l’on entend une vieille boîte à musique
- Valse romantique
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
Maurice Ravel (1875 – 1937)
Valses nobles et sentimentales, M. 61
- Assez lent, avec une expression intense
- Vif
Ludmilla Guilmault, piano
Claude Debussy (1862 – 1918)
Préludes, Livre 1, L. 117
- Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir
Ludmilla Guilmault, piano
Gabriel Fauré (1845 – 1924)
Dolly, Op. 56
- Le pas espagnol
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
Camille Saint-Saëns (1835 – 1921)
Le Carnaval des Animaux, R. 125
- Hémiones
- Aquarium
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
Claude Debussy (1862 – 1918)
Préludes, Livre 1, L. 117
- La Sérénade interrompue
Ludmilla Guilmault, piano
Suite Bergamesque, L. 75
- Clair de lune
Jean-Noël Dubois, piano
Maurice Ravel (1875 – 1937)
Miroirs, M. 43
- Oiseaux tristes
Ludmilla Guilmault, piano
Claude Debussy (1862 – 1918)
Petite Suite, L. 65
- En Bateau
- Ballet
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
Maurice Ravel (1875 – 1937)
Ma Mère l’Oye, M. 60
- Laideronette, Impératrice des Pagodes
- Les entretiens de la Belle et la Bête
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
Manuel de Falla (1876 – 1946)
La Vida Breve, G. 35
- Spanish Dance No. 1
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
Claude Debussy (1865 – 1918)
Préludes, Livre 2, L. 123
- Feux d’artifice
Jean-Noël Dubois, piano
Manuel de Falla (1876 – 1946)
El Amor Brujo
- Danza Ritual del Fuego
Ludmilla Guilmault, piano
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Piano Sonata No. 11 in A Major, K. 331
- Alla Turca (Allegretto)
Jean-Noël Dubois, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 163 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 145 MB
Plus d’infos sur le ”Exotisme, Sonorités pittoresques” Concert-spectacle pour piano solo et à 4 mains par le Duo Cziffra à Paris
Dans ce choix de répertoire que j’ai choisie de Debussy, ravel, Fauré, Saint-Säens, séverac, De Falla, Mozart sont des compositeurs qui nous font voyager par leur couleur locale de leur nouveaux timbres pianistiques avec notamment ce prélude les Sons et les Parfums de Debussy, des accords qui habillent des harmonies voluptueuses au rythme impressionnisme.
L’odeur hispanisante.
Exotisme exprime pour moi une harmonie du soir, propice à l’évocation d’un lointain passé.
Exotisme, des images qui semblent solliciter, l’ouïe, la vue, le toucher, l’odorat, établissant en musique ces correspondances ténues que Baudelaire, le premier devina en poésie.
Des sensations de couleurs d’exotisme.
Des odeurs d’oeuillet et d’arguardiente, une atmosphère de castagnettes avec la Sérénade Interrompue de Claude Debussy.
Ces pièces orientales de Ravel, Laideronette, impératrice des pagodes pour piano à 4 mains nous évoque ces pays lointains, ce dépaysement par le recours au patrimoine musical de chaque compositeur.
Falla tient à faire son miel des fleurs du folklore.
Falla, c’est l’Andalousie et son flamenco, des voluptueux jardins andalous, des Nuits à l’âpre.
Séverac, possède une sonorité charnue, couleur en taches plus vives, en pâte plus épaisse, ce goût des échelles modales. Il nous conte les paysages traversés, inspiration de sa chère Méditerranée.
Site web : http://www.ludmilla-guilmault.com
Aproveite!
René Denon
what a treat ! thank you very much. -cheers, a.v.