Dizem por aí que Anton Bruckner tinha o ar tolo de uma criança grande. Não vou discutir, mas se você continuar achando que o homem não tem profundidade após ouvir esta Sinfonia, vai me deixar nervoso. A Nona de Bruckner tem três movimentos pelo simples fato do compositor ter morrido durante o desenvolvimento da obra. Esta gravação de Rattle e dos filarmônicos berlinenses traz o quarto movimento. É uma reconstrução de musicólogo, com todos aqueles riscos e abusos esperados. Na boa, a Nona é a minha sinfonia preferida de Bruckner, mas o quarto movimento não funcionou muito bem. Boa tentativa, meninos.
A gravação vale — E MUITO, DEMAIS MESMO — é pelo sublime Bruckner autêntico.
Anton Bruckner: Sinfonia Nº 9
1. Symphony No.9: I. Feierlich: Misterioso 23:58
2. Symphony No.9: II. Scherzo: Bewegt, lebhaft 10:56
3. Symphony No.9: III. Adagio: Langsam 24:33
4. Symphony No.9: IV. Finale: Misterioso, nicht schell 22:41
Orquestra Filarmônica de Berlim
Simon Rattle
PQP
Acho bobagem essas reconstruções, mas sempre sou curioso para ouvir. Não sabia que tinha feito uma pra Nona do Bruckner. Vamos ver.
Tenho esta gravação pelo “Ser da Música” do Carlinus.
Parece que coube a Rattle a missão de aceitar e executar o implante deste 4º movimento da 9º Sinfonia de Bruckner. Como sou fã de Bruckner me é aceitável e bem-vindo este remendão, que segue a linha e o estilo melódico do mestre,porém sem atingir o mesmo impacto ou superá-lo. Pura nostalgia.
Um abraço do Dirceu.
Li que o compositor queria que tocassem seu Te Deum como movimento final da sinfonia, mas não sei se essa sugestão costuma ser considerada.
Cara Haya
Também em livros e artigos que li sugerem esta intenção do compositor.
Para mim, se o Te Deum de Bruckner integrasse o final da nona sinfonia, só haveria uma sinfonia que a superaria; a nona de Beethoven. Um abraço do Dirceu.
Assino embaixo e por todos os lados.
PQP Bach
Meu coração quase explodiu.
Um forte abraço do Dirceu.
Bem, a música de Bruckner não me parece a de um sujeito com inteligência infantil. Em outras palavras, acho que esse é um assunto que nem vale a pena tocar, sem ofensas.
“Coleciono” as versões alyternativas das sinfonias de Bruckner e também dos Finales da 9a. (completados por Carragan, Marthe, Letocart, Schaller, Samale-Mazzuca, depois revista por Samale-Philips-Cohrs-Mazzuca – este último é a versão gravada por Rattle… mas nenhuma é convincente. Acabo preferindo os fragmentos da partitura autografada, mesmo que incompletos – esses pelo menos autênticos Bruckner (gravados por Harnoncourt/WPO)