Bach
Orgelbüchlein
Simon Preston
No dia 13 de maio de 2022 faleceu o organista Simon Preston. Em 4 de agosto ele completaria 84 anos. Simon Preston teve contato com a música muito cedo e aos cinco anos já havia se decidido pelo órgão. Foi organista de Westminster e Oxford até 1987, quando assumiu uma carreira de organista de concerto, apresentando-se pelo mundo todo.
Seguindo um vago plano de postar as gravações das obras para órgão de Bach que ele gravou para a Deutsche Grammophon, decidi acrescentar este disco com o Pequeno Livro para Órgão, como uma homenagem em sua memória.
O título Orgelbüchlein pode dar uma impressão de despretensiosa, mas é o resultado de um planejamento até ousado. Em um realmente pequeno livro de 15,5 por 19 cm, Bach escreveu no alto de cada página nomes de 164 corais e tratou de preencher o livro com as composições que estão neste disco – 45 Prelúdios Corais. Essas composições foram criadas no período em que Bach passou em Weimar (1708 a 1717) mas o projeto ficou inconcluso com sua mudança para Cöthem. Em Weimar Bach dispunha do órgão da capela da corte que foi reconstruído entre 1712 e 1714 sob a sua orientação e determinações.
O título da obra, escrito pelo próprio Bach, diz: Pequeno Livro de Órgão, no qual o estudante de órgão é instruído sobre como deve desenvolver de diversas maneiras um coral e, ao mesmo tempo, adquirir experiência no uso do pedal, o qual, em cada um destes corais, é tratado como inteiramente obbligato.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Orgelbüchlein, BWV 599 – 845
Simon Preston, órgão
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 330 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 178 MB
Na edição de 1996 de The Penguin Guide to CD, o verbete dedicado a este disco é curto, mas eloquente: Simon Preston conveniently gathers all 45 chorales of the Orgelbüchlein on to a single (74-minute) CD and plays them with persuasive musicianship on a fine Danish organ.
Realmente, o disco foi gravado na Igreja Abbey, Sorø, na Dinamarca. Uma lista com os corais se encontra nos arquivos.
Outras postagens da série:
Bach (1685-1750): Toccata e Fuga BWV 565 e outras peças para órgão – Simon Preston ֎
J. S. Bach (1685-1750): Concertos para Órgão, BWV 592 – 596 – Simon Preston ֍
J. S. Bach (1685–1750): Trio Sonatas – Simon Preston, órgão ֍
Desconhecia a biografia e o falcecimento de Preston. Aos 5 já saber que tocaria órgão! Quanta força e determinação! Fico impressionado com essa clareza tão precoce. E se eterniza ao deixar-nos sua memória associada à do gigantesco Bach… Uma vida muito bem tocada, se me permitem!
Olá, J-P Rameau!
Simon vem de uma família de músicos! Ele tinha um tio que era organista e daí veio a inspiração tão precoce…
Gostei de sua última frase!
Abração do
René
Também desconhecia este falecimento; grato por este post que homenageia um grande nome. Mas: ele faria 84 anos ou nasceu em 1943? Ajustes cronológicos à parte, registro que, para mim, o que de particularmente expressivo Preston deixou foram as gravações de missas de Haydn, entre aquelas produzidas nos primeiros anos da carreira do mestre de Rohrau: a leitura “prestoniana” da Missa de Santa Cecília com a Academy of Ancient Music permanece insuperada, quase cinquenta anos após sua realização. R.I.P.
Olá, Pedro!
Eu errei ao digitar a data de falecimento de Simon Preston, colocando 2002 no lugar de 2022. O erro foi corrigido (gentilmente pelo FDP Bach) assim que o post foi ao ar.
https://www.theguardian.com/music/2022/jun/07/simon-preston-obituary
As contribuições dele certamente vão além da obra de Bach. Pelo menos temos os registros de boa qualidade de suas interpretações…
Forte abraço
René