Sir Michael Tippett
Concerto para Piano
Fantasia sobre um tema de Handel
Fantasia Concertante sobre um tema de Corelli
Howard Shelley, piano
Bournemouth Symphony Orchestra
Richard Hickox
Dia desses, no fim do expediente, surgiu aqui no lounge da redação do PQP Bach a famosa discussão sobre os compositores ingleses – Handel e Purcell as figurinhas carimbadas. Não há o que seja mais inglês do que Elgar. Eu gosto demais de Dowland e logo lembrei da suíte Os Planetas, de Holst.
Pois a conversa acabou me levando a este disco da postagem que estava no fim da fila – um disco inglês do começo ao fim! O Concerto para Piano foi a obra que havia atraído a minha atenção. Gostei muito da peça e ouvi outras gravações. Optei por postar este disco pelo seu conjunto, as outras peças são bem interessantes. Também queria postar algum disco com o maestro Richard Hickox, que lamentavelmente já faleceu. Foi um regente muito versátil, à vontade tanto à frente de orquestras convencionais como diante de grupos adeptos aos instrumentos de época. Deixou muitas gravações de música inglesa, mas também de outros países e tinha ótima mão para música coral.
O pianista da postagem, Howard Shelley, também é excelente e o disco, com produção do selo Chandos é uma belezura.
Quanto a Sir Michael, foi um compositor que desenvolveu seu estilo ao longo de um considerável período, compondo suas primeiras obras durante a Segunda Grande Guerra. Suas obras mais conhecidas são a Fantasia Concertante sobre um tema de Corelli, que faz parte do disco, o oratório A Child of Our Time e a ópera The Midsummer Marriage.
A história do Concerto para Piano é a seguinte: Sir Michael foi assistir a um ensaio de Walter Gieseking, preparando o primeiro movimento do Quarto Concerto para Piano de Beethoven. Ele observou que influenciado por essa obra de Beethoven, ficou persuadido que se deveria escrever um concerto contemporâneo no qual o piano fosse usado mais uma vez por suas capacidades poéticas. A ideia teve que esperar até Tippett terminar a composição da ópera The Midsummer Marriage, para então se dedicar ao concerto que abre esse disco.
O Concerto para Piano de Tippett é bem diferente dos outros concertos para piano deste período, como os de Bartók e Prokofiev. Os adjetivos lírico e melodioso são bem aplicados. Eu adorei as diferentes combinações de instrumentos da orquestração, gerando lindas sonoridades. Em especial, o piano e a celesta, criando um clima parecido com o da ópera – música mágica.
Sir Michael Tippett (1905-1998)
Concerto para Piano e Orchestra*
- I Allegro non troppo
- II Molto lento e tranquillo
- III Vivace
Praeludium para sopros, sinos e percussão
- Maestoso
Fantasia sobre um tema de Handel para Piano e Orquestra*
- Allegro non troppo
Fantasia Concertante sobre um tema de Corelli para Orquestra de Cordas
- Adagio
Brendan O’Brien e Colin Verrall, violinos
Joseph Koos, violoncelo
Howard Shelley, piano*
Bournemouth Symphony Orchestra
Richard Hickox
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 309 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 172 MB
Trecho da resenha de David Hurwitz:
Howard Shelley’s performance of the lyrical Piano Concerto deserves a fresh lease on life (not that there have been many versions to choose from), though it hasn’t quite the leonine athleticism of the Ogdon/Davis premiere on EMI. It is, however, much better recorded and possesses in abundance the long breathed, singing quality that the music demands. The same holds true for the rarely heard Fantasia on a Theme of Handel, a wonderful piece that merits more attention than it gets.
Olá, os dois links enviam para o arquivo FLAC
Obrigado pela postagem,.
Olá, Ernesto!
Obrigado por indicar a falha, que agora foi corrigida…
Aproveite!
Grande abraço do
René