Mozart
Sonatas para Piano
Mistuko Uchida
Quando consideramos sonatas para piano, as peças de Beethoven vêm logo à mente, pois que formam um conjunto formidável de obras-primas, que foi construído ao longo de toda a vida produtiva do compositor. Além disso, como Beethoven produziu suas obras depois de Mozart, pode se ter a primitiva imagem que suas obras são, em algum sentido, melhores ou mais difíceis. Mas, uma viagem pela obra de Wolfgang, seja como ouvinte ou como intérprete, pode revelar que as questões podem ser bem mais difíceis de resolver.
As sonatas de Mozart oferecem desafios e tanto a quem se disponha interpretá-las e a escolha da gravação mais satisfatória pode ser muito divertido.
Mesmo as sonatas produzidas no início de sua carreira de compositor, como a maravilhosa Sonata em mi bemol maior, K. 282 (ouça os primeiros compassos e perceberá que há muita coisa linda a ser desfrutada) ou a primeira ‘grande sonata’ em ré maior, K. 284 ‘Dürnitz’.
Após a série de sonatas clássicas do primeiro período, você terá pela frente obras igualmente originais e belíssimas, como a Sonata em lá maior, K. 331, que inicia com um conjunto de variações e termina com a Marcha Turca.
Em nossas páginas não faltam Sonatas para Piano de Mozart. Eu mesmo já postei a integral com a Klára Würtz (1, 2 e 3) e mais alguns discos avulsos com algumas das sonatas, com o Murray Perahia e com a Alicia de Larrocha. Nosso editor chefe recentemente repostou a integral com a pianista Maria João Pires, na gravação da DG. Pela enfiada de comentários – os leitores de antes eram bem mais loquazes e participativas… – podemos concluir que a postagem foi um enorme sucesso.
Apesar disso tudo, considerando que é Natal, tomei a brava iniciativa de postar o ciclo completo (seja lá o que isso queira dizer) com a Mitsuko Uchida. Faço isso por amor que tenho às Sonatas do Wolferl e por que a interpretação da Uchida oferece uma opção que demanda ser ouvida por novos e não novos amantes da música de Mozart, inclusive em perspectiva das outras integrais mencionadas. Tudo isso sem entrar no mérito de comparações classificatórias, pois que já disse propriamente Stravinsky (ou seria Bartók?) que corridas são para cavalos…
Ah, já ia quase me esquecendo, faço isso também por que o BB pediu…
Cumpra-se!
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1796)
Sonatas para Piano
Disco 1
Sonata No. 1 em dó maior, K279
- Allegro
- Andante
- Allegro
Sonata No. 2 em fá maior, K280
- Allegro assai
- Adagio
- Presto
Sonata No. 3 em si bemol maior, K281
- Allegro
- Andante amoroso
- Rondeau (Allegro)
Sonata No. 4 em mi bemol maior, K282
- Adagio
- Menuetto I-II
- Allegro
Sonata No. 5 em sol maior, K283
- Allegro
- Andante
- Presto
Mitsuko Uchida, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 156 MB
Disco 2
Sonata No. 6 em ré maior, K284 “Dürnitz”
- Allegro
- Rondeau en Polonaise (Andante)
- Tema con variazione
Sonata No. 7 em dó maior, K309
- Allegro con spirito
- Andante, un poco adagio
- Rondeau (Allegretto grazioso)
Sonata No. 8 em lá menor, K310
- Allegro maestoso
- Andante cantabile con espressione
- Presto
Mitsuko Uchida, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 142 MB
Disco 3
Sonata No. 9 em ré maior, K311
- Allegro con spirito
- Andantino con espressione
- Rondeau (Allegro)
Sonata No. 10 em dó maior, K330
- Allegro moderato
- Andante cantabile
- Allegretto
Sonata No. 11 em lá maior, K331 ‘Alla Turca’
- Tema (Andante grazioso) con variazioni
- Menuetto
- Alla turca. Allegretto
Mitsuko Uchida, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 130 MB
Disco 4
Sonata No. 12 em fá maior, K332
- Allegro
- Adagio
- Allegro assai
Sonata No. 13 em si bemol maior, K333
- Allegro
- Andante cantabile
- Allegretto grazioso
Fantasia em dó menor, K475
- Adagio – Allegro – Andantino – Più allegro -Tempo I
Sonata No. 14 em dó menor, K457
- Molto allegro
- Adagio
- Allegro assai
Fantasia em ré menor, K. 385g – 397
- Fantasia
Mitsuko Uchida, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 177 MB
Disco 5
Sonata No. 16 em dó maior, K545 ‘Facile’
- Allegro
- Andante
- Allegro
Sonata No. 17 em si bemol maior, K570
- Allegro
- Adagio
- Allegretto
Sonata No. 18 em ré maior, K576 ‘Hunt’
- Allegro
- Adagio
- Allegretto
Sonata No. 15 em fá maior, K533 / 494
- Allegro
- Andante
- Allegretto
Adagio em si menor, K540
- Adagio
Eine kleine Gigue em sol maior, K574
- Gigue
Mitsuko Uchida, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 188 MB
This is unfailingly clean, crisp and elegant playing, that avoids anything like a romanticised view of the early sonatas such as the delightfully fresh G major, K283. On the other hand, Uchida responds with the necessary passion to the forceful, not to say Angst-ridden, A minor Sonata, K310. Indeed, her complete series is a remarkably fine achievement, comparable with her account of the piano concertos. The recordings were produced in the Henry Wood Hall in London and offer excellent piano sound; thus an unqualified recommendation is in order for one of the most valuable volumes in Philips’s Complete Mozart Edition. Don’t be put off by critics who suggest that these sonatas are less interesting than some other Mozart compositions, for they’re fine pieces written for an instrument that he himself played and loved. [Gramophone Classical Music Guide]
Aproveite!
René Denon
Mui, muito, muito muito muito muito muito obrigado!!!!!!
Merci beaucoup pour toutes !!!!!
תודה רבה!!!!
Vielen Dank!!!!!
Olá, Bernardo!
Espero que já esteja melhor!
Dame Mitsuko Uchida wishes you a speed recover and warns you to stay away from candies!
Cuide-se e aproveite as sonatas!
Abraços do
René
caro René! não tenho palavras para agradecer este verdadeiro presente de natal!!!! o que sinto quando ouço dame mitsuko uchida só se compara quando ouço a grande ingrid haebler. que toque!!!! que bruma sobre o teclado, enquanto o perfil do mestre de salzburg se mostra tênue, diante de nós que, após o silêncio das teclas, perguntamos atônitos, com falstaff, ao se ver nos jardins de windsor: è sogno o realtá?
dos dedos de uchida saem as brumas e a quimera chamada mozart.
christian jacq, em sua obra sobre mozart em quartro volumes, mostra o compositor como um iniciado nos mistérios maçônicos oriundos do antigo egito.
mitsuko uchida e haebler mostram esses mistérios em forma de som e de um toque único, inigualável.
a delicadeza de suas leituras é algo que parece vir das esferas mais altas do mundo espiritual; um mundo descrito por bruckner na sua sétima sinfonia, aquelas cordas tremulas que vêem das altitudes alpinas cheias de neve e neblina.
a música de mozart me serenou quando eu quase precisei amputar o meu dedão do pé esquerdo. e é ele novamente, sob as mãos de uchida que me acompanharão na minha recuperação.
agradeço imensamente pelo carinho, caro rené.
e quanto aos doces, mozart supre totalmente meus sonhos de confeitaria, as cocadas de fita e os rocamboles de goiabada.
muito, muito obrigado!!!!!
ah, uma sugestão: que tal todas as operas de mozart pela phillips? uma integral das obras do mestre, desde bastien und bastienne até a belíssima die zauberflöte, sem esquecer de la clemenza di tito com a linda von stade.
caro rené, bom dia!
degustando este presente maravilhoso, fiquei pensando numa coisa…schoenberg, berg e webern. e numa outra coisa…que tal moses und aaron com solti, uma gravação fabulosa. e também wozzeck com anna silja, waechter e von dohnanyi, na regência. engraçado que os dois húngaros, foram fabulosos em suas leituras das operas dodecafonicas.
deixo esta proposta aos membros do egrégio colegiado do pqpbach, que não precisa de sabatina como os membros do stf, pelo senado (ainda bem)
abraços
bernardo