Einsam
Peças para Piano
Nino Gvetadze
Schumann é um dos compositores de música para piano que eu ouço menos frequentemente, mas não porque não goste de suas peças, muito ao contrário. Ainda não sei bem o porquê disto, talvez seja simples falta de tempo. Tenho particular predileção pelo Carnaval, op. 9, e pelos chamados Estudos Sinfônicos. Assim, logo que vi este disco, com seu interessante repertório, decidi que deveria investir algumas horas nele. Em particular pelas Kreislerianas, ciclo de peças relevantes na obra do compositor. Pois o tempo investido rendeu muitos momentos de prazer, adorei o disco e, portanto, trago aqui para o blog.
Se você é novo neste repertório, note que nas duas obras nas quais se apresentam uma série de peças – Kinderszenen e Kreisleriana – se alternam movimentos mais intimistas, como o celebrado Traumerei, com outros mais extrovertidos. Como num caminho entre um bosque onde se alternam trechos ensolarados com outros sombreados. São os aspectos Eusebius (mais reflexivo) e Florestan (mais apaixonado e impulsivo) da personalidade do compositor. Bem, mais ou menos isso, que eu não sou especialista nestas coisas, se queres saber mais, há muito que ler por aí. De qualquer forma, espero que a ideia ajude a ouvir e gostar do disco.
A pianista Nino Gvetadze nasceu em Tbilisi e teve sua carreira deslanchada entre 2008 e 2010, quando se destacou em importantes concursos para piano. O título do disco – Einsam – reflete um pouco da melancolia de certos momentos do disco, que vale a pena conferir.
Robert Schumann (1810 – 1856)
Arabeske, Op. 18
- Arabeske
Kinderszenen, Op. 15
- Von fremden Landern und Menschen
- Curiose Geschichte
- Hasche-Mann
- Bittendes Kind
- Gluckes genug
- Wichtige Begebenheit
- Traumerei
- Am Camin
- Ritter vom Steckenpferd
- Fast zu ernst
- Furchtenmachen
- Kind im Einschlummern
- Der Dichter spricht
Kreisleriana, Op. 16
- Außerst bewegt
- Sehr innig und nicht zu rasch
- Sehr aufgeregt
- Sehr langsam
- Sehr lebhaft
- Sehr langsam
- Sehr rasch
- Schnell und spielend
Waldszenen, Op. 82
- Vogel als Prophet
3 Romanzen, Op.28
- Einfach
Nino Gvetadze, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 210 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 153 MB
Crítica da Gramophone: ‘Filled with robust contrasts and with exquisitely sculpted phrasing throughout, Gvetadze’s sensitivity to Schumann’s vaunted ‘inner voices’ is unsurpassed. […]
Gvetadze’s focus is unerring and, if the expressive content of the music is always front and centre, she also has an uncanny ability to elucidate the overall structure with immense subtlety. If you don’t yet know her playing, great pleasures await.
Aproveite!
René Denon
https://www.youtube.com/watch?v=YVq6l0CmuMk
Beethoven: Symphony No. 9 | Jordi Savall with Le Concert des Nations !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Livestream: Opening concert at Beethovenfest Bonn 2021 on Friday, August 20, 2021 at 8 p.m. CEST from the World Conference Center Bonn (WCCB):
Fiquei curioso: por que o símbolo da eternidade armênio aparece depois no nome da pianista, que é georgiana?
Olá, Igor!
Não há qualquer implicação proposital deste símbolo seguir o nome da pianista que não seja aquele pelo qual eu o tenho usado em minhas postagens há já algum tempo.
Como há várias pessoas contribuindo para o blog, tenho feito isso para distinguir visualmente as minhas postagens…
Eu não sabia que esta nano-mandala era um símbolo de eternidade armênio até que sua mensagem chegasse.
Por acaso, eu havia flertado com o símbolo de infinito usado na Matemática, mas achei esta ‘roseta’ mais marcante. Confesso que inicialmente busquei nos símbolos disponíveis uma ‘roseta’ que se assemelhasse àquela usada pelos críticos do Penguin Guide to CDs, publicação que usei muito (e ainda eventualmente uso).
Espero que você tenha gostado do disco…
Forte abraço!
RD
Obrigado pela resposta! Eu não tinha reparado que usas sempre o símbolo. Foi um acaso curioso. 🙂
Acho que o símbolo do guia Penguin é ❁ (Unicode uni2741), mas não sei se aparece corretamente em todos computadores já que depende das fontes instaladas.