Haydn • Schubert
Sinfonia No. 99 • Sinfonia No. 5
Concentus musicus Wien
Stefan Gottfried
Há vida após a morte. A orquestra Concentus musicus Wien – Ensemble für Alte Musik – foi criada por Nikolaus Harnoncourt bem no início de sua carreira de músico dedicado a interpretação de música antiga na forma como era tocada quando foi composta. A orquestra e seu maestro conviveram por mais de 60 anos desde o início desta jornada em busca de autenticidade.
O trabalho deles certamente contribuiu para que tivéssemos uma perspectiva mais realista da música antiga, mas o mais importante para nós, amantes da boa música, é que eles enriqueceram nossas audições com ótimas interpretações vibrantes e intensas.
Apesar do interesse em música ‘antiga’, o lema de Harnoncourt era ‘Arte é sempre nova’ (Art is always new) e esteve sempre presente em suas interpretações e reinterpretações das principais obras do repertório musical.
Pois foi com muita alegria que ouvi este disco com duas lindas sinfonias de compositores vienenses gravadas ao vivo e mostrando que a vida e a orquestra continuam sua vibrante jornada.
O novo diretor musical é o regente Stefan Gottfried e nomes ligados a orquestra, como Erich Höbarth e Andrea Bischof (membros do Quatuor Mosaïques) estão também presentes.
No programa uma sinfonia de Haydn, de seu período de maturidade, e uma sinfonia do jovem e talentosíssimo Schubert. A Sinfonia No. 99 é uma das que foram escritas para serem apresentadas em Londres nos concertos promovidos por Salomon, o empresário que promoveu duas visitas de Haydn a Londres. Esta foi estreada em 10 de fevereiro de 1794 no Hanover Square Rooms e possivelmente por influência de Mozart é a primeira das sinfonias de Haydn onde é usado clarinete na orquestração. Isso mostra que mesmo aos 61 anos, ele estava aberto a inovações.
A Sinfonia No. 5 de Schubert, apesar de ter sido composta quando o compositor ainda estava com 19 anos, mostra todo o seu talento. Apesar de uma orquestração mais modesta, sem uso de clarinete, trompete ou tímpano, talvez considerando as reais chances de ter a obra apresentada por alguma orquestra, esta obra tem uma grande afinidade com a música de Mozart.
Joseph Haydn (1732 – 1809)
Sinfonia No. 99 em mi bemol maior, Hob. I: 99
- Adagio – Vivace assai
- Adagio
- Menuetto e Trio – Allegretto
- Finale. Vivace
Franz Schubert (1797 – 1828)
Sinfonia No. 5 em si bemol maior, D. 485
- Allegro
- Andante con moto
- Menuetto. Allegro molto
- Allegro vivace
Concentus musicus Wien
Stefan Gottfried
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 284 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 127 MB
A real treat! Aproveite!
René Denon
Outra gravação da linda sinfonia de Schubert:
Achei soberba a interpretação. Mas especialmente instigante o programa, para o qual, no início, lancei um olhar curioso, encarado agora com fascínio, talvez por sugerir do começo ao fim da gravação o componente do humor e temperamento no uso da forma, bem como o da surpresa gerada no instante de uma aparente mera repetição, o que sempre abre o horizonte; em tais retomadas, o significado expressivo é outro, assim como nós mesmos, e eis o aspecto transformador da arte a que o saudoso Harnoncourt tanto se referia. Obrigado por compartilhar.
Olá, Otavio!
Fiquei feliz com sua mensagem, especialmente por você ter gostado do disco. Eu também! Aliás, só posto aquilo que gosto…
Fique bem!
Abraços do
René