PRKFV
Concertos para Piano Nos. 1 & 3
Abertura sobre Temas Hebraicos
Simon Trpčeski, piano
Royal Liverpol Philharmonic Orchestra
Vasily Petrenko
Não me canso de ouvir estes concertos para piano… São os dois entre os cinco compostos por Prokofiev que ouço com mais frequência. O juvenil e impetuoso Concerto No. 1 é conciso e brilhante, como se esperava de um autoconfiante estudante que buscava se firmar como compositor e pianista. O outro concerto, o Terceiro, é mais espetacular ainda. Se bem que não é necessário fazer comparações…
Essas maravilhosas peças andaram em minha vitrola no disco que o FDP Bach repostou dia destes, na interpretação do ótimo Horácio Gutiérrez e como nada é por acaso, pouco depois me dei com este disco. O pianista macedônio Simon Trpčeski nos oferece uma excelente interpretação. Veja o que nos diz uma crítica que apareceu no The Guardian: ‘Nas mãos de ST, os dois concertos de Prokofiev no disco estão maravilhosamente apresentados – articulação impetuosa, ritmos atrevidos, uma habilidade de contornar as curvas com uma arrogância a um só tempo ágil e robusta’.
A Royal Liverpol Philharmonic Orchestra sob a regência de Vasily Petrenko está em ótima forma, inclusive na faixa entre os dois concertos, a bem-humorada Abertura sobre Temas Hebraicos.
Realmente, a tríplice aliança Trpčeski / RLPO / Petrenko tem colocado ótimos discos no mercado e, assim que obtivermos sinal verde da direção para postar Rachmaninov no blog, além de Prokofiev, voltaremos à carga…
Sergei Prokofiev (1891 – 1953)
Concerto para Piano No. 1 em ré bemol maior, Op. 10
- Allegro brioso – Andante assai – Allegro scherzando
Abertura sobre Temas Hebraicos, Op. 34 bis
- Abertura
Concerto para Piano No. 3 em dó maior, Op. 26
- Andante – Allegro
- Tema e Variações: Andantino
- Allegro ma non troppo
Simon Trpčeski, piano
Royal Liverpol Philharmonic Orchestra
Vasily Petrenko
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 233 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 135
Momento ‘The Book is on The Table’: The performances by Trpčeski and the Royal Liverpool Philharmonic Orchestra under Vasily Petrenko are very strong, capturing the exuberance of the Piano Concerto No. 1 and delivering a crowd-pleasing, sparkling Third with no hint of the mordant quality many attach to the work. The Overture on Hebrew Themes, Op. 34bis, is a fine, little-known entr-acte. A crowd-pleasing Prokofiev release.
Aproveite!
René Denon