For Glenn Gould
Gibbons · Sweelinck
Bach
Brahms · Berg
Stewart Goodyear, piano
Stewart Goodyear nasceu e cresceu em Toronto, filho de pais que vieram de outros países – algo bem canadense. Como vocês sabem, Toronto, no Canadá, é também a cidade natal de Glenn Gould. Além da cidade natal, Stewart e Glenn têm em comum o fato de serem extraordinários pianistas. Apesar de Glenn Gould já ter morrido há tempo, acho adequado manter o verbo no presente.
De Gould já sabemos muitas coisas (e caso você ainda não saiba, está esperando o que?), incluindo o fato que suas lendárias interpretações, especialmente das obras de Bach, mas também de Beethoven e particularmente de Mozart, costumam despertar paixões ou desafetos. Impossível é ficar em cima do muro.
Quanto a Stewart Goodyear, ele é um pianista capaz de feitos memoráveis, tais como interpretar todas as Sonatas para Piano de Beethoven em um só dia, e não apenas uma vez na vida.
No disco desta postagem, Stewart presta uma homenagem ao outro pianista canadense revisitando algumas peças típicas de seu repertório. O programa do disco pode fazê-lo erguer uma sobrancelha num primeiro contato, mas não deixe isso atrapalhar o que poderá trazer uma boa hora de música. Coloque o arquivo no player e aproveite o passeio.
Eu adorei a transição da Partita de Bach para os dois intermezzi de Brahms, o que me fez buscar o disco do Glenn interpretando Brahms, de tirar o folego.
A Sonata de Berg também surge assim como um desafio, um sabor contrastante na seleção e a interpretação assegura que ela merece ser mais vezes ouvida. Bem, adivinhe com qual peça o Stewart ‘Bom-Ano’ termina o programa? Ganha um doce se acertar sem colar…
Esparrame-se em sua poltrona favorita e aprecie sem moderação!
Orlando Gibbons (1583 – 1625)
- Lord Salisbury’s Pavan and Galliard, para teclado, MB18/19
Jan Pieterszoon Sweelinck (1562 – 1621)
- Fantasia em ré maior
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
- Sinfonia No. 7 em mi menor, BWV 793
- Sinfonia No. 8 em fá maior, BWV 794
- Sinfonia No. 14 em si bemol maior, BWV 800
- Sinfonia No. 11 em sol menor, BWV 797
- Sinfonia No. 4 em ré menor, BWV 790
Partita No. 5 em sol maior, BWV 829:
- Praeambulum
- Allemande
- Courante
- Sarabande
- Tempo di Minuetto
- Passepied
- Gigue
Johannes Brahms (1833 – 1897)
- Intermezzo, Op. 118, No. 2 em lá maior
- Intermezzo, Op. 117, No. 3 em dó sustenido menor
Alban Berg (1885 – 1935)
- Sonata para Piano, Op. 1
Johann Sebastian Bach 91685 – 1750)
- Aria, da “Goldberg Variations” BWV 988
Stweart Goodyear, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 256 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 164 MB
Para entender melhor o programa, veja a primeira pergunta feita ao Stewart numa entrevista que poderá ser lida na íntegra aqui.
GGF: 1) Can you tell us how this program originated, and how it’s connected to Glenn Gould?
SG: This program consists of repertoire Glenn Gould performed in his historic debuts at the Phillips Collection in Washington DC, and the Ladies Morning Music Club in Montreal. Many of the works programmed were very close to Gould, and both programs showcased some of his most favourite composers.
Aproveite!
René Denon