BRUCKNER
Sinfonia No. 2
Stanislaw Skrowaczewski
A gravação desta sinfonia com Marek Janowski regendo a Orchestre de la Suisse Romande toma 54 minutos enquanto a gravação da mesma obra, feita por Georg Tintner, regendo a Ireland National Symphony Orchestra, ocupa um CD de 71 minutos. É claro, estas discrepâncias de tempo se devem não apenas ao andamento imprimido pelos maestros, mas especialmente à escolha da versão disponível da obra.
Este site aqui menciona cinco possibilidades! As edições mais conhecidas são as feitas por Haas (1938) e Nowark (1965), mas agora há uma ‘critical edition’ preparada por William Carragan para a Bruckner Society, que oferece uma edição originalíssima do que seria a versão concebida por Bruckner em 1872.
Isto significa que as versões posteriores deveriam ser descartadas? Os cortes e as mudanças que Bruckner impôs à partitura em suas revisões teriam sido feitas apenas para agradar a seus ‘conselheiros’, na esperança de ter a sinfonia apresentada por alguma orquestra? Certamente nenhuma destas perguntas terá uma resposta curta e definitiva, mas Anton era um grande revisionista e trabalhou em suas obras toda a vida, compondo novas sinfonias e revisando as já ‘terminadas’. Não creio que, apesar da imagem de simplório e influenciável, ele fosse mudar as suas obras apenas para ‘agradar’ e acatar sugestões.
Mas, o que nos interessa é a música e eu prefiro a versão mais curta de suas primeiras sinfonias. Como parte do projeto de expansão da paleta musical de início do ano, tenho ouvido algumas gravações das Sinfonias Nos. 2 e 3, do Anton. Como há uma recente postagem da Terceira, feita pelo PQP Bach e que você poderá ouvir clicando aqui, decidi oferecer nesta postagem a Segunda, na gravação da Saarbrücken Radio-Symphony Orchestra, sob a regência do veteraníssimo Stanislaw Skrowaczewski, uma ótima Baby-Bruckner-Sinfonia! Veja que beleza de Scherzo eles fazem.
Anton Bruckner (1824 – 1896)
Sinfonia No. 2 em dó menor
- Moderato
- Andante
- Scherzo: Massig schnell
- Finale: Ziemlich schnell
Saarbrücken Radio Symphony Orchestra
Stanislaw Skrowaczewski
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 216 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 135 MB
Skrowaczewski teve uma longa vida e atuou até quase seus últimos dias. Entre as suas muitas gravações se distinguem as das Sinfonias de Bruckner, de Beethoven e Brahms. Você poderá descobrir muitas informações sobre ele visitando este site aqui.
Aqui está o resumo da ópera: The Second Symphony […] is a substantial work of an hour’s duration, and in this performance Skrowaczewski achieves intensity as well as a truly symphonic sweep of momentum.
Aproveite!
René Denon
Boa noite, René!! Acompanho ocasionalmente a Bruckner Society of America, e eles listam ainda mais versões desta sinfonia: https://www.abruckner.com/discography/symphonyno2incmino/… Ele realmente caprichou nas revisões desta Segunda… Particularmente, tendo a considerar a última revisão como a mais próxima de seu pensamento, a evolução final da idéia original… Especialmente na Quarta, é nítida a evolução da versão original de 1874 para a de 1878-1880. Abraço!!
Olá Eduardo!
Obrigado por acrescentar esta informação!
Abraços do
René
Eu sou suspeito pra falar dessa Sociedade Bruckner, até ganhei (surpreendentemente!!) um elogio deles para minha adaptação para rock progressivo da Quarta… Escrevi num post meu, tempos atrás:
“Muito contente com o comentário que recebi sobre meu arranjo da Sinfonia nr.4 “Romântica”, de Bruckner:
“A very interesting edit and arrangement.” (John F. Berky / BRUCKNER SOCIETY OF AMERICA)”
Essa música está no meu álbum “TAU CETI – Meus Dois Mundos” (2019)
https://www.youtube.com/watch?v=IgtxmDqXK6g&fbclid=IwAR1CImjuzsXtUM-IjPJ5xNgazmWku2W8h57T9v95ViTXGoz3-sHzp6Cy108