Tailleferre | Fauré | Poulenc
Chabrier | Debussy | Ravel
Peças para Piano
Janina Fialkowska
Depois de 13 dias caminhando todas as tardes por mais do que uma hora, meu joelho direito definitivamente zangou-se. Amanheceu com cara de poucos amigos e rangeu alto – botou-me de molho. Eu conheço a peça, reconheci o abuso e o tratei da melhor forma que pude – gelo e diclofenaco dietilamônio em gel. E pernas para o ar, que essa é a melhor das medicinas nestes casos. Dois dias de inatividade melhoraram o humor de meu parceiro joelho e assim consegui uns tantos minutos de pedaladas, espero que isso não me incorra em algum pedido de impedimento. Ao voltar para casa, depois do ritual de assepsia com álcool gel, água sanitária, que meu saudoso pai chamava quiboa, nos sapatos e tudo o mais. Atirei-me ao sofá e pus-me a escolher algum disquinho para embalar o fim da tarde, que a brisa vinda pela porta da varanda fica brincando com as cortinas e tudo fica muito propício. A patroa andava entretida em uma aula no zoom e eu não quis abusar da sorte – tratei de pegar qualquer coisa que já estava no pendrive espetado no sistema e dei com este disco de sugestivo nome ‘Les sons et les parfums’.
As primeiras notas do Noturno chegaram com uma lufadinha de brisa que veio da varanda para o sofá e tudo conjurou para que eu gostasse muito do disco, que foi ficando cada vez melhor.
Uma mistura de peças mais conhecidas, entremeadas por outras menos famosas, mas não menos charmosas.
Um crítico mencionou que já ouviu interpretações mais sutis dessas peças e eu acredito. A Janina tem uma certa objetividade, uma clareza na interpretação, que me soa mais como virtude do que falta. Assim, decidi compartilhar tudo com vocês.
Fialkowska nasceu no Canadá, onde começou seus estudos, mas foi a Paris, onde estudou com Yvonne Lefébure e passou também por Nova York, onde estudou com Sacha Gorodnitzki, na Juilliard School. Em 1974 ganhou um importante prêmio e com isso ganhou a atenção de Arthur Rubisnstein, que se tornou assim uma espécie de mentor e ela passou a ser identificada como intérprete de Chopin.
Neste disco os compositores mais conhecidos são Debussy e Ravel, cujas peças dominam a segunda parte. Isso é bom, mas as quatro primeiras delas, de Germaine Tailleferre, Gabriel Fauré, Francis Poulenc e Emmanuel Chabrier, são belíssimas. A Habanera, de Chabirer, que evoca a música espanhola, apesar do nome, está tocando agora… Portanto, não demore nem mais um pouco e vá logo baixando o arquivo.
Germaine Tailleferre (1892 – 1983)
- Impromptu
Gabriel Fauré (1845 – 1924)
- Noturno No. 4 em mi bemol maior, Op. 36
Francis Poulenc (1899 – 1963)
- Intermezzo em lá bemol maior, FP118
Emmanuel Chabrier (1841 – 1894)
- Habanera
Claude Debussy (1862 – 1918)
- Poissons d’or (de Images pour piano, livre 2, No. 3)
- Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir (de Préludes, livre 1)
- Reflets dans l’eau (de Images pour piano, livre 1, No. 1)
- Clair de Lune (da Suite Bergamasque)
Maurice Ravel (1875 – 1937)
- Jeux d’eau
Sonatine
- Modéré
- Mouvement de menuet
- Animé
Janina Fialkowska, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 156 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 128 MB
Cet affectueux parcours dans sa mémoire musicale évoque un portrait vibrant de Paris pendant la jeunesse de Mme Fialkowska, alors que « Poulenc et Tailleferre étaient encore très vivants et que les âmes de Ravel, Debussy et Fauré étaient toujours omniprésentes ».
Esta viagem afetuosa na memória musical evoca um retrato vibrante de Paris durante a juventude de Mme Fialkowska, quando “Poulenc e Tailleferre ainda estavam muito vivos e as almas de Ravel, Debussy e Fauré ainda eram onipresentes”.
Gramophone – Awards Issue 2019
This programme, selected with such care and affection, is imbued with the character, style and intelligence which are the hallmarks of Fialkowska’s playing… Fialkowska brings to bear an extraordinary variety of touch, producing sounds that seem tailored to their respective pieces…There’s simply no one quite like her.
Tailleferre was the only woman in the group of French composers, Les Six. Encouraged and inspired by her friends – including Poulenc and Ravel – she wrote many of her most important works during the 1920s, including her first Piano Concerto, the Harp Concertino, the ballets ‘Le marchand d’oiseaux’ and ‘La nouvelle Cythère’. She was composing and playing piano right up until her death at the age of 91.
Aproveite!
René Denon
PS: Se você gostou desta postagem, não deixe de visitar
Outro lindo disco, René. Já conhecia Fialkowska duma bela gravação dos concertos de Chopin em arranjo para piano e quinteto de cordas, que publicara há alguns anos, mas nunca mais soubera dela. Que toque límpido e elegante, e que interpretações evocativas – Rubinstein, aparentemente, deixou sua marca. Espero que que sigas a nos proporcionar descobertas como essas, sem que precises de protestos do joelho (que espero que esteja melhor). Um abraço!
Olá, Vassily!
Disco danado de bom… Eu não me canso de ouvi-lo!
Ah, joelho bem melhor… obrigado!
Abração!
R:D