BRAHMS
QUINTETOS
Ránki – Kovács
Bartók Quartet
Há um texto de Luis Fernando Verissimo no qual um formal concerto de um quarteto de cordas é invadido por um sujeito com uma tuba que tenta ‘participar’ do evento.
Realmente, nada seria mais inusitado, a formalidade e o equilíbrio representado pelo conjunto de câmera todo vestido para a ocasião sendo perturbados pela presença deste inconveniente ‘quinto’ membro, com um instrumento tão diverso.
Lembrei-me do texto enquanto ouvia este disco da postagem. Nas duas peças, o quarteto recebe um visitante que está de passagem para uma boa meia hora de convívio fazendo linda música.
Estas duas peças são maravilhas da música de câmera compostas por Brahms em fases distintas da vida. E elas são bem diferentes, muito contrastantes.
O Quinteto com Piano em fá menor, op. 34, foi composto por volta de 1861 e reflete uma certa inquietude e o vigor da juventude. Já o Quinteto com Clarinete em si menor, op. 115, foi composto trinta anos depois e o uso do clarinete assim como a maturidade do compositor deram a obra um caráter mais contido que permeia também outras obras de Brahms do mesmo período. A palavra outonal costuma aparecer constantemente na literatura que trata destas obras.
Neste disco, o denominador comum às duas peças, além do compositor, é o Bartók Quartet, formado por Péter Komlós e Sándor Devich (violinos), Géza Németh (viola) e Károly Bolvay (violoncelo). Estes músicos húngaros de excelente formação e muito talento têm interessantes registros pelo selo Hungaroton.
No Quinteto com Piano são acompanhados por Desző Ránki, que foi colega de classe de Zoltán Kocsis e András Schiff. Se encontrar algum disco com ele, não deixe de investigar.
No outro Quinteto, o homem da tuba é o clarinetista Béla Kovács. Se for dar uma busca na internet com este nome, acrescente músico ou clarinete, pois caso contrário acabará lendo a biografia de algum político ou com mais sorte, um jogador de futebol. Aparentemente, Béla e Kovács são nomes bem comuns por lá. Mas entre os clarinetistas, Béla é bem conhecido.
Johannes Brahms (1833 – 1897)
Quinteto com Piano em fá menor, Op. 34
- Allegro non troppo
- Andante un poco adagio
- Allegro
- Poco sostenuto – Allegro non troppo
Quinteto com Clarinete em si menor, Op. 115
- Allegro
- Adagio
- Andantino
- Con moto
Dezső Ránki, piano
Béla Kovács, clarinete
Bartók Quartet
Péter Komlós, Sándor Devich, violinos
Géza Németh, viola
Károly Botvay, violoncelo
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 298 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 151 MB
O que realmente não é comum é a qualidade da música que temos aqui, interpretada por estes excelentes músicos.
Aproveite!
René Denon