Manuel de Falla
Peças para Piano
Alicia de Larrocha
Além de Noites nos Jardins de Espanha e Dança Ritual do Fogo, pouca ou coisa alguma eu conhecia de Manuel de Falla. Assim, quando me dei com a capa ensolarada deste álbum, decidi investigá-lo. A Fantasia Bética quase me derrubou, mas a insistência encorajada pelas Peças Espanholas que abrem o disco valeu a pena. As danças dos balés que completam o disco são ótimas!
Manuel de Falla nasceu em Cádiz e era um esquisitão – católico estremado, hipocondríaco e cheio de manias. Foi celibatário (dizem as minhas fontes) e como Bruckner, passou boa parte da vida sob os cuidados de uma irmã, que era chamada María del Carmen. Muito reservado e introvertido, no entanto, sempre foi muito amigo de seus amigos.
O disco começa com as Cuatro piezas españolas que ele compôs entre 1907 e 1908, com influência do amigo Isaac Albéniz. Em 1907 foi para a França a convite de um empresário para uma tournée de concertos. É claro, era propaganda enganosa. Mesmo assim ele ficou por lá até 1914, principalmente em Paris. Neste período produziu pouco (seu processo de composição era lento e ele muito crítico e exigente), mas aprendeu muito. Conviveu com Dukas, Debussy, Ravel e Albéniz.
Sua primeira obra a fazer sucesso foi a ópera A Vida Breve, que custou, mas estreou bem em Nice, em abril de 1913 e passou a lhe render algum dinheiro. Além disso, o editor Max Eschig o contratou para a publicação de Noites nos Jardins de Espanha, que só ficaria pronta em 1915.
A Fantasia Bética, assim como A Vida Breve e o balé El Amor Brujo se destacam pelo uso de melodias do cante hondo, da Andaluzia.
Completam o disco três danças do balé El sombrero de tres Picos, resultado do encontro em 1916 com Diaghilev quando o empresário passou pela Espanha com sua companhia. A pedido dele, de Falla se ocupou da composição do balé até quando foi estreado em Londres, em 1919, com figurinos e cenários de Pablo Picasso. E com sucesso. Além dessas três danças, temos uma suíte do balé El Amor Brujo, com a famosíssima Dança Ritual do Foge.
Manuel de Falla (1876 – 1946)
Quatro peças Espanholas
- Aragonesa
- Cubana
- Montanesa
- Andaluza
Fantasia Bética
- Fantasia
Danças de ‘El sombrero de tres picos’
- Dança dos Vizinho (Seguidillas)
- Dança do Moleiro (Farruca)
- Dança da Moleira (Fandango)
‘El amor brujo’ – Suíte
- Pantomima
- Canção do Fogo-fátuo
- Dança do Terror
- O Círculo Mágico
- Dança Ritual do Fogo
Alicia de Larrocha, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 191 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 137 MB
A faixa 6, que abre a sequência de peças de El sombrero de tres picos é como a capa deste disco – ensolarada! A interpretação de Alicia de Larrocha é garantia de extremo bom gosto na interpretação, além da qualidade técnica e autenticidade. Quer mais?
Aproveite!
René Denon
PS: Se ainda tiver um tempinho, veja esta postagem:
Mozart (1756 – 1791) · ∾ · (Algumas) Sonatas para Piano · ∾ · Alicia de Larrocha ֍
Oi René !!! Maravilha este álbum “ensolarado”. Na minha juventude ´só conhecia a música espanhola pelas mãos da Alicia de Larrocha, acabei de ouvir este que é um ótimo álbum, muito obrigado !!!!! Abração !
Fico feliz com sua mensagem, Ammiratore!
By the way, a sua série do Verdi começa muito bem!
Parabéns pela iniciativa!
Forte abraço do
René
Quem me apresentou Manuel de Falla foi o violonista Paco de Lucia, em um LP espetacular, onde ele homenageia e toca com arranjos bem particulares estes clássicos da música espanhola. Mais tarde conheci Alicia de Larrocha, aí entendi a veneração do genial violonista pelo compositor.
Todos os citados são músicos espetaculares…
Bom gosto, amigo fdpbach!
Abraço do
René
Outra ótima gravação, René – e, antes que aquele nosso amigo em comum, o Rei dos Trocadilhos, se manifeste, não posso perder a oportunidade de dizer que Alicia de Larrocha nunca Falla… 😉
Grato!
Irresistível! Tanto o disco, quanto o trocadilho!
Abraço Arrochado!
René