IM-PER-DÍ-VEL !!!
Pelas barbas do profeta, PQP …!!! Hélène Grimaud tocando Gershwin e Ravel… aqueles viciados em Martha Argerich, Pollini, ou sei lá em qual outro intérprete para estes concertos, prestem atenção nestas gravações.. e não é que a francesinha dá conta do recado como gente grande (as aparências enganam, ela já tem 40 anos de idade)? E não se deixem enganar por este lindo rosto e nem por este sorriso cativante, atrás deles se esconde uma intérprete focada e segura, e que encara estes dois excepcionais concertos com um sorriso no rosto. Mas vamos ao que importa.
George Gershwin: Piano Concerto in F Major / Maurice Ravel: Piano Concerto in G Major (Grimaud / Zinman)
01 – Gershwin_ Piano Concerto in F major_ I. Allegro
02 – Gershwin_ Piano Concerto in F major_ II. Adagio – Andante con moto
03 – Gershwin_ Piano Concerto in F major_ III. Allegro agitato
04 – Ravel_ Piano Concerto in G major_ I. Allegramente
05 – Ravel_ Piano Concerto in G major_ II. Adagio assai
06 – Ravel_ Piano Concerto in G major_ III. Presto
Baltimore Symphony Orchestra
David Zinman – Conductor
FDP
Download obrigatório para todos os que gostam do fabuloso George Gershwin. Um Americano em Paris, Rhapsody in Blue, o Concerto para Piano em Fá e a ópera Porgy and Bess são obras indiscutíveis e que todos devem ouvir pelo menos uma vez. Ele, neste concerto, brinca com as formas clássicas e o ritmo norte-americano, gerando uma música sui generis. Sem comparação, um dos principais compositores norte-americanos.
FDP, o 2º movimento do Conterto de Ravel é ADAGIO assai e não ALLEGRO assai.
hehehe, desculpe,Rodrigo, a pressa faz coisas.. assim que possível, corrijo…
Adoro o Concerto em Sol de Ravel e por incrível que pareça a interpretação que considero como a melhor de todas que já ouvi, ainda é a com a Orquestra da Radio de Ljubljana com Anton Nanut na regência e Mee Chou Lee ao piano.
Obrigado pela oportunidade que vocês nos oferece.
Só assim tenho acesso a este universo musical tão enriquecedor e que a maioria dos brasileiros não têem a oportunidade de conhecer.
Estou construindo meu pequeno acervo musical através do PQP Bach.
Muito obrigado.
Um abraço,
Luiz Paes
Assisti a Grimaud esse ano no Municipal do Rio e, sinceramente, não vi essa graça toda…
Olá meus caros do PQP, um pedido: seria possível revalidar os links do post “Einojuhani Rautavaara (1928) – Integral dos concertos”?