Bach · Mozart
Beethoven · Chopin
Stravinsky
Leon Fleisher
(1928 – 2020)
Imagine ser um pianista famoso, com concertos marcados nas grandes salas ao redor do mundo, ter seus discos no topo das paradas de sucesso sempre acompanhados das melhores críticas – uma vida de sucesso – e perder tudo, de repente. Isto ocorreu com Leon Fleisher, um dos mais renomados pianistas que, no meio da década de 1960 teve que redirecionar toda a sua carreira profissional por machucar a sua mão direita a ponto de não poder mais usá-la. Ele passou a sofrer de distonia focal.
Ele morreu neste primeiro domingo de agosto, aos 92 anos.
Apesar de ter a carreira de concertista interrompida, Leon Fleisher continuou a fazer e viver a música, tocando o repertório para a mão esquerda, regendo e dando aulas, até que em 1995, após 30 anos de inatividade, recuperou satisfatoriamente os movimentos da mão e voltou a tocar piano com duas mãos. Isto foi possível graças a uma combinação de uma técnica de massagem profunda e injeções de Botox.
Esta história sempre me encantou. Tenho e ouço seus discos do período áureo, mas de uma certa forma, aprecio ainda mais aqueles que ele gravou posteriormente. Em 2003 ele gravou um disco com o expressivo nome Two Hands, que tem uma gravação muito especial da última grande sonata de Schubert. Em 2006 ele gravou o disco desta postagem – The Journey.
Este título tanto se aplica ao repertório, que vai de Bach até Stravinsky, passando por Mozart, Beethoven e Chopin, quanto à sua própria vida.
Além da música, o álbum contém um disco com uma entrevista dada a Bob Edwards, na qual Leon Fleisher fala de sua jornada.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Capricho em si bemol maior, BWV 992
- Arioso: Adagio
- Fughetta
- Adagissimo
- Andante
- Aria (do postilhão): Allegro poco
- Fuga
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Sonata em mi bemol maior, K 282
- Adagio
- Menuetto I – II
- Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Fantasia e Fuga Cromática em ré menor, BWV 903
- Fantasia
- Fuga
Frédéric Chopin (1810 – 1849)
Berceuse em ré bemol maior, Op. 57
- Berceuse
Igor Stravinsky (1882 – 1971)
Serenata em lá maior
- Hymne
- Romanza
- Rondoletto
- Cadenza finala
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Bagatela em lá menor, WoO. 59 “Für Elise”
- Bagatela
Leon Fleisher, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 127 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 120 MB
Que a persistência e a atitude resiliente de Leon Fleisher nos inspire a enfrentar as nossas limitações e dificuldades e que possamos também percorrer uma boa jornada.
Aproveite!
René Denon
Merecida homenagem!
Coincidentemente, um de nossos “concorrentes” postou um disco dele jovem tocando concertos de Beethoven (1º) e Mozart (12º) na véspera da morte do pianista:
http://meetinginmusic.blogspot.com/2020/08/historic-one-mitropoulos-backhaus.html
Olá, Pleyel!
Ele certamente teve uma vida plena. Em certo ponto ele menciona que as dificuldades que enfrentou acabaram enriquecendo sua vida. Creio que imaginava o tipo de vida que teria tido continuando como pianista virtuose apenas… Hoje vi uma frase atribuída a ele: “I spent my life with music, trying to plumb its immesurable depths and reach for its untouchable heights”.
No arquivo da música tem uma simpática entrevista, algo como um podcast que vale a pena conferir…
Abração do René!
Denon,
Mais uma postagem comovente…
Many thanks!
Obrigado por mencionar, meu caro Rameau…
Abraços do René
Olá, Rameau!
O Blog esteve fora do ar por uns dias, mas está de volta!
O novo endereço é pqpbach.ars.blog.br
Espero que nos encontre novamente!
Abraços do René!