Bach & Vivaldi
Concertos para Piano e
Concertos para Violoncelo
Alexander Zagorinsky, violoncelo
Einar Steen-Nøkleberg, piano
Alexander toca violoncelo, Einar toca piano. Alexander é russo e estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. De uma geração anterior, Einar é norueguês e possivelmente um dos músicos mais notórios da Noruega. Gravou toda a obra para piano de Grieg e é jurado em muitos concursos de piano.
Estes dois músicos se encontraram pela primeira vez em 2002 em um concerto dedicado à Grieg na Academia Russa de Música. Com apenas uma oportunidade para ensaiar, pois encontraram-se apenas na véspera do concerto, fizeram uma apresentação que convenceu as pessoas que já tocavam juntos há muito tempo. Desde então passaram a colaborar, tocando e gravando juntos em várias ocasiões.
Neste disco, gravado em 2018, apresentam-se alternadamente como solistas de concertos para piano, de Bach, e para violoncelo, de Vivaldi. Eles são acompanhados por uma orquestra de 18 membros, todos professores.
Se você é do tipo purista, que prefere instrumentos originais, aconselho que leve seu ‘mouse’ para outras postagens. Mas se resta uma alma que gosta de boa música em você, não se faça de rogado e clique sem dó! É um grande disco.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Concerto para Piano No. 1 em ré menor, BWV 1052
- Allegro
- Adagio
- Allegro
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Concerto para Violoncelo em lá menor, RV 422
- Allegro
- Largo cantabile
- Allegro
Johann Sebastian Bach
Concerto para Piano No. 4 em lá maior, BWV 1055
- Allegro
- Larghetto
- Allegro ma non tanto
Antonio Vivaldi
Concerto para Violoncelo em sol maior, RV 413
- Allegro
- Largo
- Allegro
Johann Sebastian Bach
Concerto para Piano No. 5 em fá menor, BWV 1056
- [Allegro]
- Largo
- Presto
Einar Steen-Nøkleberg, piano
Alexander Zagorinsky, violoncelo
The Chamber Orchestra of the Vologda Philharmonic Society
Alexander Loskutov, regente
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 313 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 155 MB
A única crítica deste álbum que consegui localizar termina assim: ‘Eu gostei imensamente deste CD, que merece muito sucesso. Ele deveria ser ouvido pelos amantes de música barroca que insistem em “instrumentos de época”. Eu garanto que se Bach e Vivaldi pudessem ouvir suas músicas tocadas tão esplendidamente, eles ficariam encantados’.
Eu certamente fiquei! Aproveite!
René Denon
‘Eu garanto que se Bach e Vivaldi pudessem ouvir suas músicas tocadas tão esplendidamente, eles ficariam encantados’’
Concordo em gênero, número e grau. E o mesmo se aplica com muito mais intensidade às aberrações vocais que existem apitando e desafinando na maioria esmagadora das peças vocais do barroco. Maestros bitolados e desavisados tem feito a belíssima arte do canto não apenas retroceder cronologicamente, mas retroceder esteticamente. Pois não faço a menor ideia da onde que tiraram a premissa generalizada de que no barroco se cantava com a garganta apertada, sem harmônicos, como silvos humanos. Caricatura estarrecedora!
Olá, Sandro!
Espero que tenha gostado do disco…
A frase é retórica, é claro, mas tem um grão de verdade e por isso a mencionei.
Abraços!
René Denon