SCHUMANN
S I N F O N I A S
SAWALLISCH
Neste peculiar ano de 2020, além do #BTHVN250, temos no dia 8 de junho a comemoração pelos 210 anos de nascimento do romântico e atormentado Robert Schumann. Para juntar esforços meus aos dos entusiasmados pela sua música e aumentar os festejos, escolhi postar algumas gravações das obras deste compositor que ouço com mais frequência.
Começamos em grande estilo (assim espero) com estas elogiadíssimas gravações das sinfonias. A orquestra Staatskapelle Dresden tem todas as credenciais para dar vida a estas peças sob a regência inspirada de Wolfgang Sawallisch numa combinação vencedora.
Veja o que o Penguin Guide to CDs disse sobre este time: ‘A interpretação da orquestra combina excelente disciplina com uma estimulante naturalidade e espontaneidade. Sawallisch apresenta todas as variações de humor de Schumann e sua regência tem um vigor esplendoroso’.
A primeira das sinfonias de Schumann que ouvi foi a Sinfonia Renana, de que gostei desde sempre. A gravação fazia parte de uma coleção de LPs contidos em uma caixa editada pela Reader’s Digest com discos do selo RCA. O Reno e a linda cidade de Colônia, com sua desafiante Catedral sempre foram fonte de inspiração para Robert.
Depois ouvi a Primeira Sinfonia, A Primavera, que também achei adorável. (Eu sei, sou fácil de ser agradado…) Esta sinfonia foi composta em pouquíssimo tempo no ano de 1841, ano que também viu a composição de uma primeira versão da que seria reformulada como a Quarta Sinfonia, em 1851.
Depois vieram outras gravações e tornei-me ouvinte de frequência constante destas lindas peças. A Primavera regida pelo Karajan, em dobradinha com a Primeira de Brahms, A Segunda Sinfonia na gravação do Thielemann regendo a Philharmonia, a Quarta regida por Szell e sua incrível orquestra do Meio-Oeste Americano e tantas outras gravações. Entre elas, com lugar de honra, esta integral que vos apresento.
Robert Schumann (1810 – 1856)
CD1
Sinfonia No. 1 em si bemol maior, Op. 38 ‘Primavera’
- Andante poco majestoso – Allegro molto vivace
- Larghetto
- Scherzo
- Allegro animato e grazioso
Sinfonia No. 4 em ré menor, Op. 120
- Ziemlich langsam – Lebhaft
- Romanze (Ziemlich langsam)
- Scherzo Lebhaft & IV. Langsam – Lebhaft
Abertura, Scherzo e Finale, Op. 52
- Abertura (Andante con moto – Allegro)
- Scherzo (Vivo)
- Finale (Allegro olto vivace)
CD 2
Sinfonia No. 2 em dó maior, Op. 61
- Sostenuto assai – Allegro ma non tropo
- Scherzo (Allegro vivace)
- Adagio expressivo
- Allegro molto vivace
Sinfonia No. 3 em mi bemol maior, Op. 97 ‘Renana’
- Lebhaft
- Scherzo (Sehr mässig)
- Nicht schnell
- Feierlich
- Lebhaft
Staatskapelle Dresden
Wolfgang Sawallisch
Gravações feitas em 1972 na Lukaskirche, Dresden
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 702 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 338 MB
Outras gravações que você poderia considerar:
Wiener Philharmoniker & Leonard Bernstein (Big band, gravação ao vivo, um dos regentes mais carismáticos que já houve…) Clique aqui, aqui e aqui;
Apesar do comentário do FDP Bach, eu gosto da Sinfonia No. 2…
Chamber Orchestra of Europe & Yannick Nézet-Séguin (Visão contemporânea com ótimo som, mesmo que gravado ao vivo em 2012, na Cité de la Musique, Paris) Clique aqui.
Aproveite!
René Denon