BTHVN
Quinteto em dó maior, Op. 29
Quinteto em dó menor, Op. 104
Fuga em ré maior, Op. 137
WDRSO Chamber Players 5
Digamos que você queira, assim, ouvir aquela peça de música de câmera que acabou de compor – um ensolarado quinteto de cordas. Afinal, tudo vai indo muito bem, encomendas de obras chegando, convites e mais convites para tocar nas reuniões da nobreza da cidade, com todos mostrando-se afáveis e mesmo bajuladores.
Ora, tudo o que você precisa fazer é reunir os principais membros dos naipes de cordas da orquestra da cidade e apresentar-lhes as partes, fresquinhas das penas dos copistas.
Os gastos serão, no máximo, algumas velas para manter a luz quando o sol se pôr, algumas (muitas) garrafas daquele bom vinho renano – algumas frutas e uma boa tábua de frios. Quem sabe, no final de tudo, alguma boa companhia noite adentro…
Essa imaginada possibilidade pode muito bem ter ocorrido com Beethoven quando terminou seu quinteto lá pelos idos de 1801. Foi a única peça com essa formação – dois violinos, duas violas e violoncelo – por ele assim concebida e reflete o momento favorável pelo qual passava.
O outro quinteto que completa o disco é uma transcrição para esta formação do trio com piano, Op. 1, No. 3, feita em 1817. Este já era um período de maiores atribulações e isto pode ter sido a motivação para a adaptação. Afinal, ele precisava mais alguns florins para continuar pondo pão na mesa.
A fuga é apenas um pequeno exercício.
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Quinteto de Cordas em dó maior, Op. 29
- Allegro moderato
- Adagio molto expressivo
- Scherzo (Allegro)
- Presto
Quinteto de Cordas em dó menor, Op. 104
- Allegro com brio
- Andante cantabile com variazioni
- Menuetto (Quasi allegro)
- Finale (Prestissimo)
Fuga em ré maior, Op. 137
- Fuga
WDR Symphony Orchestra Cologne Chamber Players
Christian-Paul Suvaiala, violino
Ye Wu, violino
Tomasz Neugebauer, viola
Mischa Pfeiffer, viola
Susanne Eychmüller, violoncelo
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 268 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 151 MB
A página do WDR SO 5 pode ser acessada aqui.
Veja o que a Gramophone falou deste disco: These players from Cologne’s broadcasting orchestra do both works proud, capturing the warm, middly sound world of op. 29’s openinig movement and the scampering virtuosity of both finales.
Aproveite este lindo disco com peças menos conhecidas de nosso homenageado!
René Denon