Ontem, um piano boêmio. Hoje, o piano do morávio Georg Hasska. Tem cinco oitavas e meia, em vez das meras cinco a que Beethoven se acostumara desde que foi apresentado a um pianoforte, e nelas Ludwig se esbalda em algumas de suas obras mais originais. Embora haja no disco sonatas mais votadas – como aquelas alcunhadas “A Caça” e “Les Adieux” -, meu xodó será sempre a Op. 78, aquela de menos votada alcunha, “À Thérèse”, um primor de concisão e criatividade suprassumamente beethovenianas.
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Três sonatas para piano, Op. 31
No. 3 em Mi bemol maior
1 – Allegro
2 – Scherzo. Allegretto vivace
3 – Menuetto. Moderato e grazioso
4 – Presto con fuoco
Sonata para piano em Fá sustenido maior, Op. 78, “À Thérèse”
5 – Adagio cantabile — Allegro ma non troppo
6 – Allegro vivace
Sonata para piano em Sol maior, Op. 79
7 – Presto alla tedesca
8 – Andante
9 – Vivace
Sonata para piano em Mi bemol maior, Op. 81a (“Lebewohl”/”Les adieux”
10 – Das Lebewohl: Adagio – Allegro
11 – Abwesenheit: Andante espressivo (In gehender Bewegung, doch mit viel Ausdruck)
12 – Das Wiedersehen: Vivacissimamente (Im lebhaftesten Zeitmaße)
Sonata para piano em Mi menor, Op. 90
13 – Mit Lebhaftigkeit und durchaus mit Empfindung und Ausdruck
14 – Nicht zu geschwind und sehr singbar vorgetragen
Paul Badura-Skoda, piano (Georg Hasska, Viena, ca. 1815)
Vassily