Prokofiev
Прокофьев
Sonatas para Piano Nos. 3, 7 & 8
Andrei Gavrilov
Андрей Гаврилов
Assim que vi este disco e logo que o ouvi pela primeira vez, atentei para sua atemporalidade e para a imensa energia, o vigor que ele emana quando é reproduzido. Parece-me um disco que foi gravado ontem, apesar de ter sido produzido em 1991 ou 1992. A capa combina com a modernidade de sua música e o som é excelente.
Falando da interpretação da sonata que abre o disco, um crítico da famosa Gramophone afirma: The Third Sonata […] gets off to a blistering start indeed. De tão intensa, chega a dar bolhas…
Das outras duas sonatas, Nos. 7 e 8, que ao lado da Sexta Sonata formam as chamadas Sonatas do Tempo da Guerra, pois foram compostas por Prokofiev entre 1939 e 1944, compara estas interpretações às interpretações de Maurizio Pollini e de Sviatoslav Richter. Altas comparações, indeed!
O Penguin Guide to CDs, em uma de suas quase infinitas edições, fala da gravação da Sétima como excitante e arrebatadora e diz que a interpretação da Oitava ‘se sustenta entre as mais exaltadas comparações’. E olhem que os ingleses costumam ser comedidos em seus comentários. É verdade que ao falar da Terceira o texto emprega a (deliciosa) expressão: he rushes his fences… apesar de mencionar o pretty dazzling virtuosismo. Pois Andrei Gavrilov é capaz disso, virtuosismo deslumbrante, estonteante.
Nascido em Moscou, de uma família de artistas, era protegido de ninguém menos do que o já citado Sviatoslav Richter e teve um início de carreira fulgurante. No entanto, em uma de suas turnês teve problemas com o sistema e amargou de volta para casa meia década de silêncio. Em 1984 conseguiu permissão para viajar para fora do país novamente com a ajuda de um tremendo pistolão – Mikhail Gorbachev. Foi artista da EMI e do selo amarelo, gravando alguns ótimos discos, como este da postagem.
Serge Prokofiev (1891 – 1953)
Sonata para piano em lá menor No 3, Op. 28
- Allegretto Tempestoso – Moderato – Allegro Tempestoso- Moderato – Più Lento – Più Animato – Tempo I – Poco Più Mosso
Sonata para piano em si bemol maior, Op. 83
- Allegro Inquieto – Andantino – Allegro Inquieto – Andantino – Allegro Inquieto
- Andante Caloroso – Poco Più Animato – Più Largamente – Un Poco Agitato – Tempo I
- Precipitato
Sonata para piano em si bemol maior, Op. 84
- Andante Dolce – Poco Più Animato – Andante I – Allegro Moderato – Andante – Andante Dolce, Come Prima – L’istesso Tempo – Allegro
- Andante Sognando
- Vivace – Allegro Ben Marcato – Andantino – Vivace
Andrei Gavrilov, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC |164 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 124 MB
Este incrível artista novamente teve problemas e sua carreira se abateu com isso. No entanto, para entender um pouco este difícil processo é preciso mais do que o espaço desta postagem e você pode começar com esta reportagem-entrevista aqui.
Apesar disto, você pode ouvir este ótimo disco e crer que Gavrilov, de alguma maneira, superou consideravelmente suas dificuldades. Veja aqui a sua página e aqui seu próprio blog.
Aproveite!
René Denon
Estimo enormemente a versão dele para os estudos de Chopin, bastando eu lembrar daquela notável capa do disco — banco, uma mulher de vestido preto e um cachorro –, para querer ouvir novamente o que há lá. Ouvirei, portanto, com atenção o disco da postagem, ademais por gostar de tais sonatas. Obrigado.
Olá, Otavio!
Espero que tenhas gostado!
Abraços
RD
Fabuloso post!!!! Muito obrigado!!!! Após Prokofiev, que tal a coletânea de 6 CDs de Debussy e Ravel com Boulez, pela Deutsche Grammophon. Destaque para os concertos de Ravel com o fabuloso Kristian Zimmerman! Desde já muito obrigado!!!!
Olá, Bernardo!
Ótimo que tenhas gostado do disco!
Quanto ao pedido da coletânea de discos de Boulez, será encaminhada ao nosso setor especializado…
Abraços
RD
boa noite! venho aqui neste espaço desse belíssimo post para pedir um grande favor. haveria possibilidade de vocês postarem a sinfonia em ré menor de cesar franck com carlo maria giulini? é uma leitura espetacular!
desde já agradeço!