Se Stephen Kovacevich tivesse realizado apenas essa gravação do Concerto nº 2 para Piano e Orquestra de Brahms, junto com Colin Davis e a Sinfônica de Londres, lá nos idos dos anos 70, já poderia ser colocado no Hall of Fame dos grandes pianistas do século XX. Já comentei anteriormente que tenho uma relação muito pessoal com essa gravação, desde que a comprei, lá em 1987 ou 88. Brahms para mim ainda era um compositor um tanto quanto obscuro. Sua obra ainda era uma incógnita para mim. Ainda era o tempo do LP. Lembro que comprei em uma promoção, dois pelo preço de um, junto dele veio um LP com as Danças Eslavas de Dvorák, na versão de Antal Dorati, outro primor da indústria fonográfica. Bendita a hora em que o gerente daquela loja de discos no centro de Florianópolis resolveu dar uma geral no setor de clássicos, e tirar aqueles álbuns encalhados, que não vendiam.
Já colocamos em discussão por aqui diversas vezes, e não canso de afirmar que considero este Concerto nº 2 para Piano e Orquestra de Brahms o melhor Concerto já escrito pelo ser humano, uma obra que faz parte do cânone cultural ocidental. Um diamante lapidado com cuidado e esmero por este gigante alemão, Johannes Brahms.
E o californiano Stephan Kovacevich, filho de pai croata e mãe norte-americana, junto com Colin Davis e a Sinfônica de Londres, naqueles inspiradores anos 70, conseguiram extrair a essência da obra, aquilo que ela tem de mais profundo. Impossível ouvir essa gravação e ficar imune à sua beleza.
Deliciem-se, então, mortais.
01 – Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 83_ 1. Allegro non troppo
02 – Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 83_ 2. Allegro appassionato
03 – Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 83_ 3. Andante – Piu adagio
04 – Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 83_ Allegretto grazioso – Un poco p
05 – Klavierstucke, Op. 76_ 1. Capriccio in F sharp minor
06 – Klavierstucke, Op. 76_ 2. Capriccio in B minor
07 – Klavierstucke, Op. 76_ 3. Intermezzo in A flat major
08 – Klavierstucke, Op. 76_ 4. Intermezzo in B flat major
09 – Klavierstucke, Op. 76_ 5. Capriccio in C sharp minor
10 – Klavierstucke, Op. 76_ 6. Intermezzo in A major
11 – Klavierstucke, Op. 76_ 7. Intermezzo in A minor
12 – Klavierstucke, Op. 76_ 8. Capriccio in C major
Stephen Kovacevich – Piano
London Symphony Orchestra
Colin Davis
FDP
Como não encontro um email para contactar com vc, deixo aqui o link porque acho que lhe pode interessar:
http://www.gramophone.co.uk/blog/gramophone-guest-blog/the-break-up-of-the-danish-national-chamber-orchestra-is-telling-of?utm_content=&utm_campaign=The%202014%20Gramophone%20Awards%20are%20tomorrow%21&utm_source=Gramophone&utm_medium=adestra_email&utm_term=http%3A%2F%2Fwww.gramophone.co.uk%2Fblog%2Fgramophone-guest-blog%2Fthe-break-up-of-the-danish-national-chamber-orchestra-is-telling-of
Não posso fazer nada, a não ser concordar na íntegra. Uma das melhores gravações do melhor concerto, junto com a de Gilels com o Jochum e a de Richter com o Maazel.
se bem que há um pollini com abbado que é fantástico…
outrra coisa que reparei agora : são 4 cds e não 5 rsrsrs
Outra gravação de referência dos dois concertos é da dupla Nelson Freire e Riccardo Chailly, já postada no blog: https://pqpbach.ars.blog.br/2007/10/23/johannes-brahms-1833-1897-piano-concertos-n%C2%BA-1-in-d-minor-op-15-e-n%C2%BA-2-b-flat-major/
Também não podemos esquecer da magnífica gravação do Ashkenazy com o Haitink.
El enlace tiene un virus destructor que lo ha eliminado. Saludos.
Oi, boa noite, o link está inoperante!
O Download não está baixando. Grato. Um abraço.
Link Ok, Dirceu … foi mal, desculpa aí …
¡Olé!