BTHVN
Op. 13, Op. 14 & Op. 22
Este disco inicia com a primeira sonata de Beethoven que ganhou um apelido, a Pathétique. A Sonata em dó menor, Op. 13, é um microcosmo do tipo de música que associamos ao compositor: inicia gravemente e anuncia o drama que está por vir, mas irrompe em um episódio virtuosístico. E nesta gravação, isto é bastante evidenciado. A música é cheia de paixão e lirismo, mas também demanda enorme técnica do intérprete. Esta alternância entre estes estados, o movimento lento, por exemplo, e o allegro final, ilustram a capacidade criativa de Beethoven e fazem dele um artista único. Composta em 1798 e dedicada ao Príncipe Karl von Lichnowsky, foi um sucesso instantâneo, firmando completamente a reputação de Beethoven como compositor, além de pianista.
Após esta intensa sonata, Beethoven criou duas lindas sonatinhas, as de números 9 e 10, em mi maior e sol maior, Op. 14. Cheias de charme e aparentemente bem mais simples do que suas predecessoras. Charles Rosen observa que estas duas sonatas oferecem menos dificuldades técnicas e parecem destinadas ao uso doméstico. Certamente devem ter agradado muito a Baronesa Josefa von Braun, a quem foram dedicadas.
A Sonata No. 9, em mi maior, foi também arranjada Quarteto de Cordas e esse arranjo mostra a maestria de Beethoven para escrever para cordas.
Com a próxima Sonata No. 11, em si bemol maior, Op. 22, escrita em 1800, Beethoven retoma o estilo Grand Sonata, em quatro movimentos e era considerada por ele uma de suas melhores sonatas deste período inicial.
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata para piano No. 8 em dó menor, Op. 13 – “Pathétique”
- Grave – Allegro di molto e com brio
- Adagio cantabile
- Allegro
Sonata para piano No. 9 em mi maior, Op. 14, 1
- Allegro
- Allegretto
- Allegro comodo
Sonata para piano No. 10 em sol maior, Op. 14, 2
- Allegro
- Andante
- Allegro assai
Sonata No. 11 em si bemol maior, Op. 22
- Allegro con brio
- Adagio con molto espressione
- Menuetto
- Allegretto
Igor Levit
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 190 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 167 MB
Quando Beethoven estava ainda estava na casa dos vinte anos, os pianos eram todos feitos de madeira e bastante delicados. Uma vez, Ludovico quebrou tantas cordas enquanto tocava um concerto de Mozart que um de seus amigos precisou desembaraçar as cordas quebradas enquanto ele prosseguia tocando. Ainda bem que não precisamos nos preocupar com cordas quebradas com esta gravação.
Aproveite!
René Denon
Obrigado pela continuação, eu gosto cada vez mais desta interpretação!
Olá, Woody!
Em poucos dias você terá toda a série…
Abraços!
RD