Haydn ֍ Beethoven
Sonatas para Piano
O pianista suíço Olivier Cavé chamou a minha atenção com um ótimo álbum – três lindos concertos para piano de Mozart, de períodos diferentes. O disco foi postado aqui mesmo no PQP Bach…
Assim, quando me deparei com este álbum, mais do que depressa, apanhei-o! E não é que gostei deste também? E então, os senhores sabem, se eu gosto, eu posto.
Você poderia achar estranho, reunir em um disco duas sonatas de Haydn com três de Beethoven. Mas, pensando um pouco, a ideia é boa. Permite que tenhamos uma perspectiva de quanto o compositor mais velho influenciou o voluntarioso Ludovico, mesmo que este não o admitisse.
As sonatas de Haydn são de períodos diferentes na carreira do compositor. A Sonata em si menor é do período em que Haydn trabalhava para a família Esterházy e não podia negociar diretamente com os editores. Assim, a sonata é, por assim dizer, para consumo interno. Já a outra sonata, em dó maior, foi composta sob comissão do editor Breitkopf, de Leipzig, e visava público mais amplo.
As três sonatas de Beethoven são de seu primeiro período de composição, nos seus primeiros anos em Viena. As duas primeiras do Opus 2, dedicadas a Haydn, e a segunda sonata do Opus 10.
Estas sonatas são obras típicas do período clássico, cheias de ótimas ideias e muito bom humor. Especialmente bonito é o movimento lento da Sonata Op. 2, 2 – Largo appassionato. E veja que todos os movimentos finais das sonatas do disco são grazioso, presto e prestíssimo!
A seguir, uma tradução livre do texto da página do disco.
Ludwig van Beethoven havia acabado de fazer vinte anos quando encontrou-se com Joseph Haydn pela primeira vez, em 1790. Dois anos depois, o jovem compositor reuniu-se aos muitos alunos do mestre vienense. Mas, cansado das constantes faltas do professor e incomodado por suas críticas, ele logo deixou as aulas, afirmando anos depois, de maneira amarga, não ter aprendido qualquer coisa com Haydn. É esta distância, esta diferença de estilos e de aspirações entre Beethoven e seu antigo professor que está para ser ouvida neste novo álbum de Olivier Cavé […]. A Sonata Hob. XVI: 32 (1776) de Haydn aponta para um estilo clássico mas vigoroso, Hob. XVI: 48, composta apenas quatro anos depois, é mais moderada e acadêmica. Beethoven almejou quebrar com este classicismo, permitindo-se um escopo expressivo maior e trocando o tradicional terceiro movimento – minueto – por um scherzo, na sua segunda sonata, um claro sinal de seu espírito revolucionário.
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Sonata para piano No. 1 em fá menor, Op. 2, 1
- Allegro
- Adagio
- Allegretto
- Prestissimo
Franz Joseph Haydn (1732 – 1809)
Sonata para piano em si menor, Hob. XVI: 32
- Allegro moderato
- Minuet – Trio
- Presto
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Sonata para piano No. 2 em lá maior, Op. 2, 2
- Allegro vivace
- Largo appassionato
- Scherzo: Allegretto
- Rondo: Grazioso
Franz Joseph Haydn (1732 – 1809)
Sonata para piano em dó maior, Hob. XVI: 48
- Andante con espressione
- Presto
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Sonata para piano No. 6 em fá maior, Op. 10, 2
- Allegro
- Allegretto
- Presto
Olivier Cavé, piano
Gravação feita em setembro de 2017 – Studio TELDEX, Berlim
Produção: Johannes Kammann
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 400 MB
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MP3 | 320 KBPS | 181 MB
Esta postagem é parte de nossas homenagens ao grande Ludovico: Vivat, vivat Beethoven! – 2020
Aproveitem!
René Denon
Oi René ! Bela postagem !
Ótimas as limpas interpretações do Olivier Cavé, e também o vídeo é muito bem editado, a alternância entre o claro e sombreado.
Abração !
Olá, Ammiratore!
Fico feliz em saber que você gostou…
O vídeo é muito bom!
Abração!
RD
“Foi essa relação freudiana que deu origem à presente gravação”.
Sensacionais, a gravação e o vídeo. Grato por mais esses!
Oi, Vassily!
Muito bom, não é mesmo?
[ ]
RD