J.S. Bach
Concertos para Pianos
O piano é o instrumento que melhor realiza a música, na minha opinião. É o instrumento que produz o som que eu mais gosto de ouvir. Depois, o piano e outro instrumento, o piano e ainda mais alguns instrumentos, e também o piano e muitos instrumentos, enfim o piano e vozes. Bem, vocês devem ter pego a ideia.
Os concertos para piano são as peças que eu mais frequentemente escolho para ouvir, aquelas que normalmente preenchem meus CDs preferidos assim como meus pendrives.
Bruckner, Mahler, Debussy, Schubert não escreveram concertos para piano, mas ninguém é perfeito.
Os concertos, estes começaram com ELE, o grande, João Sebastião Ribeiro. Bach em sua genialidade e simplicidade (há algum tipo de genialidade que não seja simples?) adaptou concertos que já funcionavam bem com outros instrumentos para instrumentos de teclas como solistas.
Adaptou o concerto para quatro violinos do Padre Vermelho, depois suas próprias obras, concertos para violino ou dois violinos. Tão genial que escreveu para piano (claro, para piano, ouça as peças deste disco se não acreditas) antes mesmo deste instrumento estar completamente desenvolvido.
Ouvir uma seleção como a que está neste álbum é uma fonte de prazer. Para realizar este álbum, reuniu-se um time de pianistas vindo do frio. Os solistas são eslavos – Anna Vinnitskaya, Evgeni Koroliov e Ljupka Hadzi-Georgieva – e se conhecem muito bem. Anna Vinnitskaya foi aluna de Evgeni Koroliov na Hochschule für Musik und Theater, em Hamburgo, e Evgeni é casado com a Ljupka.
A orquestra é a Kammerakademie Potsdam e é excelente também na música de Bach.
O álbum começa com o mais famoso e mais robusto dos concertos para piano, em ré menor, BWV 1052, tendo como solista Evgeni Koroliov. Na sequência temos os concertos para dois ou três pianos, intercalados eventualmente por um concerto para piano solo. Os solistas também vão se alternando.
NÃO é uma postagem com TODOS os concertos, não é uma INTEGRAL dos concertos, mas é uma coleção ainda mais adorável por isso. Parece que os concertos foram escolhidos pelos músicos devido as suas próprias predileções.
Fechando o cortejo temos o maravilhoso e já mencionado Concerto para Quatro Pianos em lá menor, BWV 1065, mas adaptado para três pianos, uma vez que temos apenas três solistas. Não tem por isto, caro seguidor do blog, com o que preocupar-se. Lembremos, o próprio concerto é uma transcrição feita por Bach do maravilhoso concerto de Vivaldi!
A gravação é excelente, as interpretações balanceadas entre a excelência técnica e a sensibilidade dos intérpretes, especialmente nos movimentos lentos. Para se ter uma ideia, basta ouvir o Alla siciliana do Concerto para Três Pianos em ré menor, BWV 1063.
Enfim, prepare-se para uma festa, um banquete de boa música. Difícil ficar melhor…
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
CD1
Concerto para piano No. 1 em ré menor, BWV 1052
- Allegro
- Adagio
- Allegro
Concerto para dois pianos em dó menor, BWV 1060
- Allegro
- Largo ovvero adagio
- Adagio
Concerto para piano No. 7 em sol menor, BWV 1058
- […]
- Andante
- Allegro assai
Concerto para dois pianos em dó menor, BWV 1062
- […]
- Andante e plano
- Allegro assai
Concerto para três pianos em dó maior, BWV 1064
- Allegro
- Adagio
- Allegro assai
CD2
Concerto No. 4 em lá maior, BWV 1055
- Allegro
- Larghette
- Allegro ma non tanto
Concerto No. 5 em fá menor, BWV 1056
- […]
- Largo
- Presto
Concerto para dois pianos em dó maior, BWV 1061
- […]
- Largo ovvero adagio
- Vivace
Concerto para três pianos em ré menor, BWV 1063
- […]
- Alla siciliana
- Allegro
Concerto para quatro pianos (arranjado para três pianos) em lá menor, BWV 1065
- […]
- Adagio
- Allegro assai
Emil Koroliov, piano
[1053, 1060, 1058, 1064, 1061, 1063, 1065]
Anna Vinnitskaya, piano
[1062, 1064, 1055, 1056, 1061, 1063, 1065]
Ljupka Hadzi-Georgieva, piano
[1060, 1062, 1064, 1063, 1065]
Kammerakademie Potsdam
Concertmaster: Suyeon Kang
Gravado na Jesus-Christus-Kirche, Berlim
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 469 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 330 MB
Aqui um pequeno vídeo com os intérpretes. Não é necessário saber alemão para entender tudo. Aproveite!
René Denon
Wow! All Star lineup! Gracias.
Olá, Guillermo!
Obrigado por ter comentado!
Esse retorno é muito gratificante.
Forte abraço do
René
Pois é, muitos compositores não escreveram concertos e outros, ainda que grandes pianistas, só se dedicaram a eles na juventude. Imagina só um concerto da fase madura de Chopin, de Albéniz… Mas sobre Schubert, pra mim foi um prazer descobrir nos últimos meses grande parte da sua música de câmara na qual o piano tem um papel desproporcional, liderando o conjunto com virtuosismo, como no Rondo Concertante (nome muito preciso) e nos trios.
Pra quem não conferiu as postagens abaixo, recomendo!
https://pqpbach.ars.blog.br/2019/03/24/franz-schubert-1797-1828-os-trios-para-piano/
https://pqpbach.ars.blog.br/2018/06/17/franz-schubert-1797-1828-quinteto-para-piano-a-truta-adagio-e-rondo-klavierstucke-no-2/
Olá, Pleyel!
Muito bom ter mencionado estas peças de Schubert.
Abraços!
RD