Tão logo iniciamos esta série sobre os instrumentos de cordas, já fomos questionados sobre quando a harpa faria sua aparição. Chegou, então, sua hora, com essas sonatas do boêmio Jan Křtitel Krumpholc – ou, como queiram, “Johann Baptist Krumpholz” em alemão, ou, ainda, “Jean-Baptiste Krumpholtz” no idioma da França, onde viveu e se afogou, jogando-se ao Sena após uma crise grave daquilo a que, lá no meu pago austral, damos o nome de “dor de guampa”.
Seja lá como o chamemos, Krumpholc/z/tz (a pronúncia é a mesma) foi um dos primeiros virtuoses da harpa a constituir carreira internacional com recitais solo, colaborou estreitamente com luthiers e fabricantes para aprimorar o instrumento, ampliou seu repertório e fundou, com seus tratados e intensa atividade como professor, as importantes escolas francesa e boêmia de harpistas.
Hana Müllerová é muito boa, e a gravação certamente satisfará os fanáticos por esse mais formoso entre os instrumentos. As Sonatas Op. 13 são agradáveis, embora nelas Herr Krump não pareça muito disposto a aventurar-se além de clichês batidíssimos do rococó – e o fato dessas sonatas terem sido compostas para “harpa OU pianoforte”, conforme o frontispício, tampouco ajuda. A coisa melhora bastante nas Sonatas Op. 14, que decididamente não podem ser executadas ao piano, pelos efeitos inerentes aos novos pedais da harpa, em cujo desenvolvimento o infeliz Krumpholc teve participação decisiva.
KRUMPHOLZ – SIX SONATES POUR LA HARPE OP. 13 & 14
Jan Křtitel KRUMPHOLC [Jean-Baptiste Krumpholtz] (1742-1790)
Quatro Sonatas para harpa, Op.13
No. 1 em Si bemol maior:
01 – Allegretto
02 – Romance
03 – Rondo. Allegretto.
No. 2 em Mi bemol maior:
04 – Allegro vivace
05 – Andante
06 – Rondo. Allegro
No. 3 em Dó maior
07 – Allegretto
08 – Andante
09 – Scherzo. Allegretto
No. 4 em Sol maior:
10 – Presto
11 – Andante
12 – Prestissimo
Duas Sonatas para harpa, Op. 14
No. 1 em Mi bemol maior:
13 – Largo – Allegro molto/attacca
14 – Poco adagio/attacca
15 – Allegro molto agitato/attacca
16 – Recitatif. Moderato. Allegro
No. 2 em Dó menor:
17 – Adagio avec expression
18 – Allegro molto
19 – Rondeau. Allegro
Hana Müllerová, harpa
Vassily Genrikhovich
Absolutamente lindo! Tão difícil encontrar albuns de obras compostas para harpa. Um tesouro. Obrigado!
Fico feliz com seu contentamento. Tenho várias outras gravações de harpa para postar. Volte sempre!
Por favor, poste! Hoje já pesquisei toda a internet atrás de obras de Krumpholz. Achei o maravilhoso concerto pra harpa em Fá maior op 9. Fico grato desde já.