Antonio Vivaldi
Concertos
A combinação de uma orquestra especializada em música barroca ou clássica, tocando sem regente em instrumentos de época, uma coleção magnífica e variada de concertos de Vivaldi, exibindo a criatividade do Padre Vermelho, gera grande expectativa para um excelente álbum. Ao final, você dirá…
A música de Veneza até uma geração antes de Vivaldi concentrava-se na Basílica de São Marco, onde músicos com Monteverdi e Legrenzi deram continuidade à tradição estabelecida por Andrea e Giovanni Gabrieli. Com Vivaldi, a referência passou a ser os orfanatos com suas orquestras formadas pelas órfãs que eram exímias instrumentistas, principalmente o Ospedale della Pietà.
A música que Vivaldi produziu neste ambiente e que organizou em várias coleções que foram publicadas em Amsterdam entre 1711 e 1729, influenciou a música em todos os grandes centros da Europa. Em Paris, em Dresden, onde estava Georg Johann Pisendel, na Corte de Weimar, com o entusiasmado jovem Johann Sebastian Bach, grande admirador de Vivaldi. Também em Londres, Praga e Viena.
O disco traz uma coleção que ilustra bem a razão de tal influência. Começa com uma versão expandida do Concerto ‘Il Proteo o sia il mondo al rovescio’, para grande combinação de instrumentos. A alusão ao deus grego se deve a sua capacidade de assumir diferentes formas. Na versão original, os solos para violino e violoncelo são tais que podem ser tocados tanto por um quanto pelo outro solista.
A coleção tem alguns concertos para um instrumento solista. Há um concerto para oboé, um para violoncelo e um para flauta, intitulado ‘La Notte’, que especialmente bonito. Este concerto existe em uma versão para concerto de câmera e foi reescrito nesta forma estendida, para flauta transversa, para fazer parte da coleção publicada como o Opus 10. Além disso, é um típico concerto programático, em seis partes, algumas com títulos como ‘Fantasmi’ e ‘Il sonno’.
Os outros concertos do programa são do tipo ‘multi instrumenti’ ou concerto duplo, como o concerto para duas trompas, RV 539.
O concerto para alaúde e viola d’amore, que encerra o disco, era particularmente caro ao compositor, que gostava da viola d’amore, cujo som aqui é combinado ao do alaúde lindamente.
Enfim, um disco primoroso no qual os membros da orquestra se fazem solistas na medida em que os concertos demandam, com a produção cuidadosa da gravadora Linn, para alegrar os amantes da música barroca, e além!
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto em fá maior para duas flautas, dois oboés, violino, violoncelo e cravo – ‘Il Proteo o sia il mondo al rovescio’, RV 572
- Allegro
- Largo
- Allegro
Concerto em ré menor para oboé e cordas, RV 454
- Allegro
- Largo
- Allegro
Concerto em ré menor para duas flautas doces, dois oboés, fagote e dois violinos, RV 566
- Allegro assai
- Largo
- Allegro
Concerto em fá maior para duas trompas, RV 539
- Allegro
- Larghetto
- Allegro
Concerto em sol maior para violoncelo, RV 413
- Allegro
- Largo
- Allegro
Concerto de câmera em sol menor para flauta, oboé, fagote, violino e contínuo, RV 107
- Allegro
- Largo
- Allegro
Concerto em sol menor para flauta – ‘La Notte’, RV 439
- Largo – Allegro – Largo – Allegro
- Largo
- Allegro
Concerto em ré menor para alaúde e viola d’amore, RV 540
- Allegro
- Largo
- Allegro
Lisa Beznosiuk & Neil McLaren, flautas
Anthony Robson & James Eastway, oboés
Margaret Faultless & Alison Bury, violinos
David Watkin, violoncelo
Paul Nicholson & John Toll, cravos
Catherine Latham & Emma Murphy, flautas doces
Andrew Watts, fagote
Andrew Clark & Roger Montgomery, trompas
Elizabeth Kenny, tiorba e alaúde
Catherine Mackintosh, viola d’amore
Gravado no Abbey Studio, Londres, julho de 1999
Produção: Ben Turner
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 368 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 191 MB
Veja como termina uma crítica sobre este disco: Talvez uma das melhores coisas sobre esta coleção é sua flexibilidade rítmica. Não há a menor sombra aqui do estereótipo ‘máquina de costura barroca’!
Aproveitem!
René Denon
A Orchestra of the Age of Enlightenment tem um canal bem bacana no YouTube , no qual eles apresentam breves introduções dos instrumentos de época. Pra quem se interessa pelo assunto vale a pena dar uma conferida.
Obrigado pela postagem.
Filipe e René,
O canal é ótimo, mas ainda tenho pesadelos com o vídeo do contrafagote.
Abraços!
Que interessante. Obrigado
Olá, Filipe!
Boa dica…
Feliz Ano Novo!
Abraços
RD
Essa orquestra é simplesmete maravilhosa.
Ela surgiu de uma premissa muito legal de foco nos musicos, onde a opiniao dos mesmo é muito importante. Eles tambem encaram repertorios de diversas epocas com excelente qualidade e criterio artistico.
Tudo isso reflete em muito na sonoridade dos caras.
Otima gravacao.